Cerca de 33 cidades de Mato Grosso está com alerta de granizo e temporal

Fonte: Wesley Santiago-OD

CHUVA FAZENDA

A semana possivelmente continuará com pancadas de chuva em Cuiabá. Isso é o que aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que também emitiu alerta para possibilidade de granizo e temporais em 33 cidades de Mato Grosso.

Para Cuiabá, a previsão aponta que nesta terça-feira (11) as temperaturas devem variar entre 24ºC e 33ºC, com 80% de possibilidade de pancadas de chuva na parte da tarde. Na quarta-feira, os termômetros devem variar entre 25ºC e 24ºC, com a mesma porcentagem de chance de precipitação.

Na quinta e sexta-feira a possibilidade de chuva também continua em 80%. Já as temperaturas ficarão entre 24ºC e 34ºC.

Dados registrados pela Estação Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o mês de novembro foi o mais chuvoso dos últimos 57 anos. Desde 1961 não se registrava um cenário semelhante a este. O acumulado dos 30 dias foi de 446,8m sendo que a média climatológica de chuva é de apenas 172,9mm (1981/2010).

[Continua depois da Publicidade]

“Esse valor superou os acumulados tanto de novembro de 2017 com 252,2mm, quanto o de novembro de 1983 que registrou 369,6mm”, disse o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer.

O diretor da Defesa Civil ainda afirmou que “chover mais de 300 mm em um mês significa alguns dias com chuva muito forte. Na região de Cuiabá, volumes mensais de precipitação acima de 300 mm são mais comuns nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro”.

O CPTEC ainda emitiu um alerta para 33 cidades de Mato Grosso, onde poderão ocorrer huvas localmente fortes acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados de chuva pontuais. Também não se descarta queda de granizo eventual em municípios de MT, GO, DF e MG.

Confira as cidades que receberam o alerta:

MT – Água Boa
MT – Alta Floresta
MT – Alto Boa Vista
MT – Apiacás
MT – Bom Jesus do Araguaia
MT – Canabrava do Norte
MT – Canarana
MT – Carlinda
MT – Cocalinho
MT – Confresa
MT – Gaúcha do Norte
MT – Guarantã do Norte
MT – Luciara
MT – Marcelândia
MT – Matupá
MT – Nova Guarita
MT – Nova Nazaré
MT – Novo Mundo
MT – Novo Santo Antônio
MT – Paranaíta
MT – Peixoto de Azevedo
MT – Planalto da Serra
MT – Porto Alegre do Norte
MT – Querência
MT – Ribeirão Cascalheira
MT – Santa Cruz do Xingu
MT – Santa Terezinha
MT – São Félix do Araguaia
MT – São José do Xingu
MT – Serra Nova Dourada
MT – Terra Nova do Norte
MT – União do Sul
MT – Vila Rica

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.