Segunda ala materno-infantil construída em unidade prisional de MT tem brinquedoteca e espaço para amamentação

Fonte: G1 MT

1 87
Foto: Lidiane Moraes/G1

As reeducandas gestantes e lactantes em cumprimento de pena na penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, receberam um espaço onde poderão cuidar dos filhos. Foi construída um espaço materno-infantil, onde além de um cômodo exclusive para amamentação, tem brinquedoteca e parquinho.

O local tem capacidade para abrigar 20 reeducandas e ainda conta com seis quartos amplos com banheiros, área de saúde e copa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), a construção do espaço teve um custo de R$ 450 mil, com recursos próprios, e a obra foi feita por reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE).

Os móveis e brinquedos foram adquiridos por meio de um convênio com o Departamento Penitenciário Nacional que destinou armários, bebedouro, refrigerador, conjunto escolar infantil, cadeira para refeição infantil, oxímetro de pulso, estetoscópio, autoclave e poltronas.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, a penitenciária feminina da capital tem apenas uma gestante, que deve ser a primeira a ocupar o espaço.

No entanto, a unidade prisional de Nortelândia, a 254 km de Cuiabá, foi a primeira a receber um espaço humanizado, exclusivo para parturientes. Atualmente, o presídio tem duas reeducandas lactantes.

Mato Grosso tem sete unidades prisionais femininas localizadas em Cuiabá, Colíder, Cáceres, Nova Xavantina, Nortelândia, Tangará da Serra e Rondonópolis, que abrigam atualmente 553 mulheres. A penitenciária Ana Maria do Couto tem 173 mulheres custodiadas.