Programa social promove feira cultural e entrega medalhas a crianças e adolescentes

Programa social promove feira cultural e entrega medalhas a crianças e adolescentes

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

c656c32ab0eb8b084466da15a44b7b73

Crianças e adolescentes do programa social Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), participaram na noite desta sexta-feira (07.12), de uma feira cultural, na quadra poliesportiva do bairro Planalto, em Cuiabá. A programação contou com a presença dos pais, amigos e parceiros do programa. No evento, foram apresentadas atividades de esporte e arte: takewondo e judô, canto, violão e pinturas em telas.

De acordo com a coordenadora de Ações Preventivas da Sesp e coordenadora interina do projeto Rede Cidadã, coronel PM Zózima Dias dos Santos, a realização da feira marca os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2018 com os alunos que fazem parte do programa.

“Este evento é a consagração de todas as ações educativas que promovemos. Foi um ano de muito trabalho. Esta é a oportunidade dos pais e da sociedade local participar e assim incentivar nossas crianças e adolescentes a serem pessoas de bem. O projeto demonstra que as forças de segurança pública têm investido em ações preventivas”, destacou.

Além das apresentações, os alunos do takewondo ganharam uma medalha que celebra o 1º Festival Gustavo Garcia, uma homenagem aos esforços do secretário de segurança pública em promover avanços no programa.

[Continua depois da Publicidade]

707877f4 627d 29a6 3c6c ab95b76d1541?t=1544234477698

“Estou feliz e honrado com essa homenagem. Sou um admirador desta atividade e dos profissionais que aqui atuam. É nítida a dedicação e o empenho desta equipe. Tenho orgulho de fazer parte desta história”, ressaltou.

Os atletas do judô também receberam a medalha capitão PM Marcos Freitas, uma homenagem ao comandante da Base Comunitária do bairro Beira Rio.

Há três anos participando do programa, Leandro Soares Pereira, 14 anos, estudante do 9º ano, disse que mais que uma prática esportiva, o judô despertou nele sonhos e desejos de um futuro promissor. “Gosto bastante de participar do Rede Cidadã. Aqui não aprendi apenas dar golpes certeiros, mas também acreditar que posso ser o que quiser. Meu sonho é ser militar”.

cfdbf4b3 7425 fe20 9ecb 88516a32a898?t=1544234574452

Já Thomaz Maciel da Silva, 13 anos, estudante do 7º ano, disse que o takewondo transformou sua vida. “Antes eu não tinha foco. Passava o dia em casa e não tinha vontade de fazer nada. Há três anos comecei a praticar esportes dentro do programa e hoje sou mais feliz”.

Da arquibancada, de um lugar com visão privilegiada, Benedita Soares Pereira, mãe do aluno de judô Leandro Pereira, 14 anos, era só alegria e admiração ao desempenho do filho. “Sempre que tem estes eventos eu venho participar. É um projeto muito bom para o desenvolvimento das crianças. Meu filho melhorou muito o comportamento na escola e em casa. Tudo isso aqui faz muito bem a ele”, reconheceu.

O programa

O Rede Cidadã oferece atividades esportivas como futsal, taekewondo, basquete, capoeira, vôlei, futebol, xadrez e handebol a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos da rede pública de ensino.  Há também opções de atividades artísticas, como violão, teatro e pintura em tela.

Além da Capital, o programa é desenvolvido nos municípios de Várzea Grande, Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis. Ao todo, 1.800 estudantes fazem parte do programa.

[Continua depois da Publicidade]

A realização do programa é resultado de uma soma de parcerias de órgãos do Estado, entre eles a Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e demais parceiros.

O Rede Cidadã é formado por nove núcleos: administrativo, capacitação, comunitário, cultural, escolar, esportivo, psicossocial, pedagógico e social. A sede do programa está localizada na Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), bairro Planalto, na Capital.

As atividades do Rede Cidadã seguem até o dia 20 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3653-3348 ou (65) 3653-8476. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.