Tapurah tem a 3ª melhor alimentação escolar de Mato Grosso

Fonte: ASSESSORIA

MERENDA 1

A gestão da merenda escolar de Tapurah está entre as dez melhores do Estado: Avaliação foi realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), através da controladoria interna do município. Uma avaliação realizada nos 141 municípios de Mato Grosso, destacou as melhores gestões da merenda escolar no Estado. O resultado foi divulgado e revelou que Tapurah está na 3º colocação do ranking.

A proposta do município é continuar investindo na merenda escolar para ofertar aos alunos cada vez mais uma alimentação de qualidade. Dessa forma, o resultado desta avaliação é um incentivo para dar continuidade aos projetos da área.

Agora também toda a rede municipal de ensino, antes do início das aulas recebem café da manhã. Mais de 10 mil e 500 pães são produzidos mensalmente pela padaria Municipal. Com a panificadora, ainda foi possível melhorar a qualidade e aumentar a diversidade de preparações oferecidas aos estudantes. Com uma estrutura e equipe adequadas a necessidade.

“É uma alegria poder ver no rosto das crianças a felicidade antes da aula, tomar um café da manhã saboroso e nutritivo, sempre venho acompanhar de perto esse trabalho, feito com responsabilidade e qualidade”, Prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz.

[Continua depois da Publicidade]

A pesquisa mostrou que o resultado de Tapurah foi 114 pontos, tendo o nível de maturidade de 165,22%, considerado como são planejados, executados, controlados e gerenciados. Com isso, o município conquistou o terceiro lugar no Estado de Mato Grosso. O primeiro lugar ficou com o município de Itaúba com 121 pontos e em segundo lugar ficou Lucas do Rio Verde com 115 pontos.

Com a centralização da produção da alimentação escolar no Centro de Cidadania e Transformação – CCT, Todos os dias são servidas cerca de 3 mil e 288 refeições, chegando a 657 mil ao ano, gerando uma economia de mais de 30 mil reais apenas nas refeições.

“A qualidade da alimentação é inquestionável. Na panificadora, produzimos mais de 10 mil pães por mês. Hoje temos seis unidades escolares no município e algumas são até fora do perímetro urbano, no interior. E para fazer o controle e a fiscalização, é mais difícil. Centralizando tudo em um lugar só, conseguimos controlar a questão do desperdício, o preparo, melhor treinamento da equipe e ambiente mais adequado para o trabalho”, garantiu a nutricionista responsável pela merenda escola, Janaina Woicichoski.

A Secretária de Educação, Geovania Cesca, explicou que além de melhorias na infraestrutura escolar e capacitação da equipe pedagógica, há também a preocupação a alimentação escolar. “Estamos satisfeitos com os resultados, a merenda é essencial para o aluno esteja concentrado em sala de aula melhorando o seu aprendizado trazendo benefícios como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da frequência escolar“, finalizou a Secretária.

CCT – Centro de Cidadania e Transformação é um complexo com mais de 1.500 metros quadrados de construção. Nele, além da cozinha e panificadora, também é possível encontrar uma câmara frigorífica destinada especialmente para o armazenamento de gêneros alimentícios perecíveis. O CCT realiza a produção das refeições que serão transportadas e servidas nas creches e escolas municipais.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.