Educação promove integração entre escolas com oficinas teatrais

Teatro, dança e muita diversão fizeram parte da integração entre as Escolas Caminho para o Futuro e Érico Veríssimo

Fonte: Ascom Prefeitura/ Educação - Neri Malheiros

pref lrv 15

Os pequenos alunos distribuídos no espaço do refeitório da Escola Municipal Caminho para o Futuro estavam alvoroçados e aguardavam ansiosamente o início das apresentações dos coleguinhas integrantes de três oficinas da Escola Municipal Érico Veríssimo. Bastou ser anunciado que o começo da peça musical ‘Uma História muito Louca’ se daria dali a instantes para que o silêncio voltasse a reinar. Logo, todos iriam adentrar no mundo encantado da fantasia.

Ao longo do desenrolar da história, cuja ‘loucura’ foi proporcionada pela frequente invasão de personagens de diferentes contos e até do Super Homem na narrativa de outra famosa história infantil, o público acompanhava atentamente e muitas vezes participava por meio de aplausos ou desaprovações aos mocinhos e vilões que desfilavam à sua frente. Foram aproximadamente quinze minutos – tempo de duração da peça – de muita interação.

Pouco depois, alunos da oficina de caratê, orientados pelo professor João Evangelista de Lima, ocuparam o lugar dos atores e dançarinos mirins para fazer demonstrações de suas habilidades na arte marcial. A exibição envolveu alunos de diferentes faixas e graduações do 1º ao 5º ano. As apresentações foram acompanhadas pela secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, e também mereceram muitos aplausos.

De acordo com a professora e coordenadora das oficinas da Escola Érico Veríssimo, Eliana Aparecida Murilia Costa, o ensino em tempo integral foi introduzido na instituição a partir de 2013, quando já foram criadas as oficinas de teatro e dança, e, no ano seguinte, a de caratê. Atualmente, são 15 oficinas nas áreas de cultura, esporte, lazer e pedagógica. “A montagem da peça foi uma criação conjunta das professoras das oficinas de Teatro, Vânia Maria de Oliveira Barros, e de Dança, Tamiris Cândido de Souza, dos 1ºs e 2ºs anos, e Janaína Rodrigues Lima Franceschi, de 3ºs, 4ºs e 5ºs anos.”

[Continua depois da Publicidade]

A Caminho para o Futuro também se tornou escola de tempo integral a partir de 2014. No interior, as escolas Fredolino Vieira Barros e São Cristóvão igualmente oferecem ensino em tempo integral desde 2014 e, como nas demais, também possuem suas próprias oficinas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.