Samu reativa projeto para prevenir trotes em Mato Grosso

Samu reativa projeto para prevenir trotes em MT

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

c09d0182117128cb2b1070b70c4e9eef

A Escola Estadual Senador Azeredo vai receber nesta sexta-feira (07.12) as atividades do projeto Samuzinho. O programa foi criado pelo Ministério da Saúde em 2007, com o objetivo de conscientizar crianças do ensino fundamental sobre quando acionar corretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Técnicos do serviço irão instruir os jovens.

Segundo dados estatísticos do Samu, o número 192 recebeu 110.092 ligações entre janeiro e outubro deste ano, sendo que 33.316, ou 23% do total, foram trotes. A grande maioria dessas ligações, foi realizada nos horários de entrada e saída das escolas e durante os intervalos das aulas.

De acordo com a superintendente do Samu, Bruna Karoline de Almeida Santiago, essas ligações, além de ocupar as linhas telefônicas, muitas vezes geram deslocamento desnecessário de recursos, envolvendo ambulâncias e motolâncias, ocasionando consequentemente a demora no atendimento para as solicitações que realmente necessitam dos serviços especializados.

Durante as aulas as crianças aprenderão de forma lúdica e dinâmica como ocorre todo atendimento inicial do SAMU 192, desde as funções de cada servidor que se encontra na Central de Regulação de urgências (CRU), localizada na capital Cuiabá.

[Continua depois da Publicidade]

Na execução do Projeto nas Escolas, os profissionais da saúde vão orientar quais os casos em que o Samu é indicado para ser acionado, além de receberem aulas práticas de primeiros socorros.

“Assim, de modo geral conseguimos realizar ações através do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu-MT, melhorando o serviço, apresentando informações sobre o mesmo e obtendo como resultado a melhoria da qualidade das ações fornecidas e prestadas à sociedade”, concluiu Bruna Santiago.

A partir de 2019 o projeto terá continuidade com o agendamento de atividades em outras escolas. As unidades interessadas em receberem o projeto Samuzinho podem manter contato com o Samu por meio do telefone (65) 3317-3200 e solicitar o agendamento. O Samu também confeccionou uma cartilha educativa específica sobre o projeto para ser distribuído nas escolas.

SERVIÇO

LANÇAMENTO PROJETO SAMUZINHO

DATA: 07/12/18  (sexta- feira)

LOCAL: ESCOLA ESTADUAL SENADOR AZEREDO N.675

HORARIO: MANHÃ E TARDE