Seminário de Agricultura Familiar reunirá produtores e especialistas; confira programação

Fonte: ANDRÉ GARCIA SANTANA

d33b1286c292f2012eac323dbc8e6e56

Pequenos produtores, associações e especialistas se reúnem no Hotel Fazenda Mato Grosso para o 3º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, nesta sexta-feira (7). O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá contará com palestras voltadas ao empreendedorismo, à cadeia produtiva e programas governamentais.

De acordo com o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gomes, o Seminário tem o potencial de filtrar as demandas das comunidades, apresentando soluções e expandindo o leque de oportunidades oferecidas ao setor. Neste contexto, o auxílio técnico, já oferecido pela Secretaria, ganha reforço com as apresentações de profissionais de instituições renomadas e pesquisas específicas.

Ele lembra que o cronograma do encontro está em consonância com um plano de governo desenvolvido para fortalecer o setor. “O prefeito Emanuel Pinheiro é muito incisivo nesta cobrança. O intuito é que agricultura familiar conquiste mercado, que seja responsável por 100% do que é consumido nas escolas, por exemplo. Isso não acontece do dia pra noite, mas estamos diagnosticando o setor para poder avançar.”

Assim, vale destacar as palestras “Cenário da Cadeia Produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), ministrada pelo agrônomo Lucas Estevão e o biólogo Nivaldo Ponciano, da Empaer-MT, e “Empreendedorismo na Agricultura Familiar”, ministrada pelo professor José Jaconias, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

[Continua depois da Publicidade]

“Nossa proposta é trazer ao debate a necessidade de que os produtores busquem meios alternativos para a comercialização de seus produtos, não se atendo apenas a produção de subsistência ou a vendas governamentais. É preciso que o pequeno produtor também tenha conhecimento sobre formas de acesso ao mercado de maneira geral”, explica Gilberto.

Com entrada gratuita, o Seminário acontece de 8h às 16h e também conta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá.

 

Confira a programação:

8h – Café da manhã

8h30 – Abertura

9h – Palestra: Avaliações e Contribuições do 2º Seminário de Agricultura Familiar– Gilberto Gomes (Secretaria de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico)

9h45 – Intervalo

10 h – Palestra: Empreendedorismo na Agricultura Familiar – MS. José Jaconias (UFMT)

11h – Palestra: Programas Governamentais de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar: PNAE e PAA – agrônoma Marli Aparecida (Conab) e nutricionista Aline Ortiz (Secretaria Municipal de Educação)

[Continua depois da Publicidade]

12h – Almoço

14h – Palestra: Cenário da Cadeia Produtiva de FLV – agrônomo Lucas Stevão e biólogo Nivaldo Ponciano (Empaer – MT)

15h – Palestra: Perspectivas da Cadeia Produtiva da Pecuária Leiteira em Cuiabá – MS. Antônio Fava (Empaer-MT)

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Rua Antônio Dorileo, 1100, Coophema

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.