Seminário de Agricultura Familiar reunirá produtores e especialistas; confira programação

0

Pequenos produtores, associações e especialistas se reúnem no Hotel Fazenda Mato Grosso para o 3º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, nesta sexta-feira (7). O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá contará com palestras voltadas ao empreendedorismo, à cadeia produtiva e programas governamentais.

De acordo com o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gomes, o Seminário tem o potencial de filtrar as demandas das comunidades, apresentando soluções e expandindo o leque de oportunidades oferecidas ao setor. Neste contexto, o auxílio técnico, já oferecido pela Secretaria, ganha reforço com as apresentações de profissionais de instituições renomadas e pesquisas específicas.


Ele lembra que o cronograma do encontro está em consonância com um plano de governo desenvolvido para fortalecer o setor. “O prefeito Emanuel Pinheiro é muito incisivo nesta cobrança. O intuito é que agricultura familiar conquiste mercado, que seja responsável por 100% do que é consumido nas escolas, por exemplo. Isso não acontece do dia pra noite, mas estamos diagnosticando o setor para poder avançar.”

Assim, vale destacar as palestras “Cenário da Cadeia Produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), ministrada pelo agrônomo Lucas Estevão e o biólogo Nivaldo Ponciano, da Empaer-MT, e “Empreendedorismo na Agricultura Familiar”, ministrada pelo professor José Jaconias, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  Edição de Natal da Nota Cuiabana entrega premiação no valor de 149 mil

“Nossa proposta é trazer ao debate a necessidade de que os produtores busquem meios alternativos para a comercialização de seus produtos, não se atendo apenas a produção de subsistência ou a vendas governamentais. É preciso que o pequeno produtor também tenha conhecimento sobre formas de acesso ao mercado de maneira geral”, explica Gilberto.

Com entrada gratuita, o Seminário acontece de 8h às 16h e também conta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá.

 

Confira a programação:

8h – Café da manhã

8h30 – Abertura

9h – Palestra: Avaliações e Contribuições do 2º Seminário de Agricultura Familiar– Gilberto Gomes (Secretaria de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico)

9h45 – Intervalo

10 h – Palestra: Empreendedorismo na Agricultura Familiar – MS. José Jaconias (UFMT)

11h – Palestra: Programas Governamentais de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar: PNAE e PAA – agrônoma Marli Aparecida (Conab) e nutricionista Aline Ortiz (Secretaria Municipal de Educação)

12h – Almoço

14h – Palestra: Cenário da Cadeia Produtiva de FLV – agrônomo Lucas Stevão e biólogo Nivaldo Ponciano (Empaer – MT)

15h – Palestra: Perspectivas da Cadeia Produtiva da Pecuária Leiteira em Cuiabá – MS. Antônio Fava (Empaer-MT)

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Rua Antônio Dorileo, 1100, Coophema

 


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui