Educação inclusiva marca edição do Natal Ambiental

0

Mais de 40 alunos do Centro Pedagógico de Ensino Especial (Cenper) participaram das atividades do “Natal Especial Ambiental 2018”, no Horto Florestal Tote Garcia, nesta terça-feira (4). O projeto, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, é voltado especificamente para crianças e adolescentes Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e tem o objetivo de inclui-los nas atividades de educação ambiental do município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, a educação ambiental também deve ser pensada numa perspectiva inclusiva, fomentando ações inovadoras, inter e transdisciplinares, que promovam o desenvolvimento de práticas adequadas em diferentes contextos socioeducativos.


“A secretaria vem fazendo esse trabalho na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro com desejo de resgatar o título de Cidade Verde e nada mais justo que inserir essas pessoas nesta realidade, dando carinho a elas. Estamos fazendo essa divulgação de uma forma geral”, afirmou o secretário.

Os alunos com excepcionalidades participaram de atividades recreativas e culturais com a presença do Papai Noel, além de dinâmicas, teatro, apresentações de danças típicas, distribuição de presentes, pintura facial, palestra com instrutores do Juizado Volante Ambiental (Juvam), trilhas, plantio de mudas frutíferas para o viveiro do horto.

  Pedal Solidário arrecada alimentos para garantir Ceia de famílias carentes

A reação dos alunos são as mais diversas. Para Karolaine Aparecida, o contato pela primeira vez com grandes árvores e a vegetação do Horto chamaram à atenção. “Muitas coisas me chamaram a atenção, o empalhamento dos animais, a preservação da natureza, o lugar aconchegante, inclusive os animais que avistei na trilha. Foi um experiência bem legal!”, disse.

Segundo a coordenadora da Cenper, Dalbene Caldas, a maior parte dos alunos nunca tiveram a oportunidade dessa vivência.“A alegria, o encantamento estavam estampados no rosto de cada um e é motivador para muitos deles que nunca tiveram essa vivência no Horto Florestal. Todos os nossos alunos tem deficiência intelectual e múltipla mas entendem muito bem as questões que envolvem a preservação ambiental, animal e todo sua amplitude.”

Durante a evento a equipe de Educação Ambiental da secretaria começou a distribuir os primeiros exemplares da Cartilha de Educação Ambiental do município. A Teoria Ação Verde também participou da ação com orientações durante o plantio das mudas frutíferas. Ao final das atividades foi distribuído um delicioso lanche.


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui