Decisão entre Shakhtar e Lyon é transferida por conta de tensão entre Ucrânia e Rússia

0

Não é só a Conmebol que se vê forçada a mudar a sede de jogos de sua principal competição. A partida da Liga dos Campeões entre o Shakhtar Donetsk e o Lyon, prevista inicialmente para 12 de dezembro em Carcóvia, será transferida para Kiev, anunciou nesta quarta-feria o clube ucraniano em seu site.

– Por decisão da Uefa, a partida de Liga dos Campeões contra o Lyon será organizada no estádio Olímpico de Kiev – informou o clube.

Isso porque Carcóvia, segunda maior cidade da Ucrânia e habitual sede dos jogos do Shakhtar, se encontra sob lei marcial imposta recentemente pelas autoridades ucranianas. A Uefa não comunicou oficialmente a mudança, mas apresenta a partida em Kiev na programação em seu site.

– Nenhuma partida da Uefa poderá se disputada em lugares onde a lei marcial está em vigor – explicou nesta segunda-feira o responsável pelas competições da entidade europeia, Giorgio Marchetti.

As tensões entre Moscou e Kiev aumentaram na última semana, após três navios de guerra ucranianos serem capturados por forças russas no Mar Negro e 24 marinheiros ucranianos serem presos. Moscou acusa os prisioneiros de terem entrado ilegalmente em águas russas. Já a Ucrânia denuncia um “ato de agressão” e implementou como resposta a lei marcial em várias regiões fronteiriças.

O duelo entre Lyon e Shakhtar, que desde 2014 não pode mais jogar em Donetsk por conta dos conflitos na região, não poderá é decisivo para a ambição de ambas as equipes de avançar às oitavas de final da champions pelo Grupo F.