Consul do Chile visita Politec para liberação de corpo de chileno

Consul do Chile visita Politec para liberação de corpo de chileno

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

b29dcedbf00961b840e19b07b7cadd75

O cônsul da embaixada do Chile no Brasil, Diego Araya, juntamente com representantes da Assessoria de Assuntos internacionais do Gabinete de Governo, se reuniram com a Diretoria Geral da Politec e de Medicina Legal, nesta segunda-feira (03.12).

O objetivo foi tratar dos encaminhamentos da liberação do corpo do artista de rua chileno Jeraldi Enrique Vásquez Argulles que faleceu no dia 09/02/2016 no bairro Bandeirantes, em Cuiabá. O cônsul solicitou informações sobre os procedimentos para a liberação do corpo e as documentações expedidas pela Politec que esclarecessem os fatos ocorridos na data da morte.

Durante a reunião, os representantes da Politec discorreram sobre o funcionamento do Sistema de Segurança Pública, qual o papel da instituição no auxílio às investigações criminais, e quais as providências tomadas no caso da morte do chileno. O consulado foi informado sobre a causa mortis, o processo de identificação, e orientado acerca dos trâmites legais para a autorização da cremação do corpo.

A alternativa de cremação foi proposta pelo cônsul, dado os elevados custos de translado do corpo e à falta de condição financeira da família para arcar com os mesmos.

[Continua depois da Publicidade]

Após a reunião, o IML forneceu a Declaração de Óbito ao representante da embaixada, para a emissão da Certidão de óbito no Cartório do 3º ofício. O IML e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa deverão emitir uma declaração para subsidiar a ação judicial que autorize a cremação do corpo.

Identifcação

A identificação de Jeraldi deu-se através das impressões digitais, por meio do confronto necropapiloscópico entre as impressões digitais do cadáver e de um documento de identificação oficial que fora encontrado pela Polícia Civil junto aos pertences da vítima.

Com o confronto positivo, a Gerência de Plantão Integrado, juntamente com a Diretoria Metropolitana de Medicina Legal, entrou em contato com o consulado do Chile em Brasília comunicando o resultado, e solicitando a confirmação da autenticidade do documento junto ao órgão emissor no Chile.

Com a resposta positiva, o resultado do confronto necropapiloscópico foi remetido ao Consulado juntamente com as demais informações e documentos solicitados.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.