Aluna de MT é premiada em concurso nacional de redação sobre honestidade: ‘As pessoas se tornaram totalmente corruptíveis’

Fonte: G1 MT

1 44
Foto: Reprodução

Uma aluna do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual André Luiz da Silva Reis, em Cuiabá, foi premiada no 10º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU) com o tema “Ser honesto é legal”. Andressa Silva do Nascimento, de 15 anos, ficou em 2° lugar na categoria dela e foi a única premiada em Mato Grosso.

A aluna deve receber nessa quinta-feira (6) um tablet e um certificado como prêmio. Já o professor de português, responsável por acompanhar a estudante, vai ganhar um notebook.

Andressa disse ter se interessado em participar do concurso após saber o tema e discutir o assunto com algumas amigas.

“Fiquei livre para escrever escrevi aquilo que acho. Honestidade é algo que falta nas pessoas atualmente. É uma característica que se perdeu ao passar dos anos”, pontuou.

De acordo com a CGU, 240.332 redações foram inscritas no concurso. Em Mato Grosso, foram 6.567.

[Continua depois da Publicidade]

No texto, a estudante lamenta o fato de atos de corrupção serem considerados praticamente normais. “Há uma corrupção diária, não somente na política, mas na sociedade em geral. As pessoas se tornaram totalmente corruptíveis e com o passar dos tempos a palavra honestidade foi perdendo o seu verdadeiro significado”, diz trecho da redação premiada.

Para a mãe de Andressa, Elizangela Silva, o prêmio foi muito gratificante para a família. Segundo ela, a filha sempre foi dedicada aos estudos e interessada em temas de história.

“Sempre cobrei muito, mas já não cobro mais, pois ela faz tudo sozinha. Quando ela tinha 10 anos, deixei o trabalho e decidi cuidar dela e da irmã. Praticava muito a leitura e ela aprendeu a gostar de história”, contou.

Segundo Andressa, ao terminar o ensino médio, ela pretende cursar história e cinema. Além disso, ressalta que a sociedade precisa de mudança.

“Ser honesto é ser leal consigo mesmo. Espero que as pessoas comecem a mudar por elas e pelo próximo, isso gera respeito e avanço para a sociedade”, finalizou.