Lucas do Rio Verde é destaque em prêmio de saúde bucal

O município ficou em 2º lugar no estado pelas boas práticas na área

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

pref lrv 7
Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones

As boas práticas e as políticas de gestão em saúde que valorizam a saúde bucal em Lucas do Rio Verde foram reconhecidas como destaque. O município ficou em segundo lugar em Mato Grosso entre os municípios com até 50 mil habitantes no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, etapa estadual. A base para inclusão de Lucas do Rio Verde é o IBGE 2010, que aponta o município com 45.556 habitantes.

Criado em 2014, o prêmio descende do Brasil Sorridente, concedido a municípios que adotaram boas práticas dentro do Programa Saúde Bucal, considerando alguns critérios, como o financiamento em saúde, controle social, assistências odontológicas básica e especializada, promoção de saúde bucal, educação permanente, entre outros.

A intenção é fazer com que os bons exemplos de outros municípios sejam replicados, valorizando o que há de melhor pelo Brasil, além de incentivar as cidades para a melhoria no atendimento, reconhecimento do trabalho realizado, orgulho por ter tido o trabalho destacado em nível nacional e responsabilidade de manter e até aprimorar ainda mais o serviço prestado.

Baseado nos critérios técnicos, que são comprovados pelos municípios inscritos através de documentos, o prêmio classifica os municípios que são, comprovadamente, os que têm a consciência da importância e investem em saúde bucal para a sua população.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a assessora técnica em odontologia, Gisele Vieira, Lucas do Rio Verde se destacou, com nota máxima, em promoção de saúde bucal, pelo trabalho desenvolvido nas escolas, e em educação permanente, com as capacitações promovidas na Escola de Saúde Pública Municipal. Também foi reconhecida pelo financiamento em saúde, investindo 31%, considerado acima do preconizado (15%), e em controle social, contando com representantes da ABO no Conselho de Saúde.

Os municípios que tiveram as melhores práticas dentro do Programa de Saúde Bucal, foram contemplados com certificados e placas de homenagens alusivas à participação no prêmio.

Em Mato Grosso, entre os municípios com até 50 mil habitantes, ficou em 1º lugar Nova Ubiratã, seguido de Lucas do Rio Verde, na sequência aparecem Sapezal, Alto Boa Vista, Santa Rita do Trivelato e Nortelândia. Dos municípios com habitantes entre 50.001 a 300 mil, foram classificados os municípios de Sorriso e Primavera do Leste.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.