Prefeitura monta plano emergencial para diminuir impacto das águas durante período das chuvas em Nova Mutum

0
Secretário de Planejamento, Mauro Manjabosco

Visando reduzir os impactos causados pelas águas durante o período das chuvas, a Prefeitura de Nova Mutum está elaborando um plano emergencial de ação que envolve a abertura de novas bocas de lobo, ampliação de galerias pluvias e abertura dos monges dos lagos para dar maior vazão as águas.


Conforme levantamento da Secretaria de Planejamento em novembro de 2018 foram registrados 703 milímetros de chuvas, sendo que até então o maior registro para o período havia sido em 1985 quando choveu 350 milímetros ao longo de novembro.

Toda essa precipitação de chuvas provocou estragos e os serviços já realizados no período das secas não foi suficiente para suportar todo volume das águas.

O secretário de Planejamento, Mauro Manjabosco explica que o município não está omisso a esse assunto e atua em busca de soluções. “O município tem consciência dos problemas que estão acontecendo devido as chuvas deste período e de anos anteriores. O Município já tomou várias atitudes, já foram realizados vários investimentos para melhorar a canalização e captação de águas”, explica.

  Programa A União Faz a Vida encerra ano de atividades em Nova Mutum

Nos últimos anos foram abertas mais de 200 bocas de lobos e investidos superior a R$ 3 milhões em galerias para drenagem das águas. “Esse é um problema antigo, bairros foram construídos em locais que eram nascentes, e o problema foi se agravando com o passar do tempo. Já fizemos importantes investimentos,  mas ainda é necessário novos”, detalha.

Mauro argumenta que parte das águas que desce pela BR-163 será canalizada para outra região diminuindo o volume que chega até os lagos. “Estamos finalizando a pavimentação do industrial Hilda Strenger Ribeiro, vamos ligar a rede do bairro Cidade Nova e levar essa água para outra região, essas são medidas paliativas que tendem a amenizar o impacto”, acrescenta.


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui