Acumulado de chuva em novembro foi o maior dos últimos 57 anos em Cuiabá

0

Dados registrados pela Estação Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que este mês de novembro foi o mais chuvoso dos últimos 57 anos. Desde 1961 não se registrava um cenário semelhante a este. O acumulado dos 30 dias foi de 446,8m sendo que a média climatológica de chuva é de apenas 172,9mm (1981/2010).

“Esse valor superou os acumulados tanto de novembro de 2017 com 252,2mm, quanto o de novembro de 1983 que registrou 369,6mm”, disse o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer.


#Patrocinador

O diretor da Defesa Civil ainda afirmou que “chover mais de 300 mm em um mês significa alguns dias com chuva muito forte. Na região de Cuiabá, volumes mensais de precipitação acima de 300 mm são mais comuns nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro”.

Na oportunidade, o diretor apresentou um ranking últimos meses com maior índice pluviométrico na cidade, sendo eles: o mês de fevereiro de 1968 ficou em primeiro lugar com 506,9mm, seguido de fevereiro de 1995 com 463,9mm. E em terceiro lugar, o mês de fevereiro desse ano com 462,5mm. “E a previsão para o mês de dezembro é de muita chuva. Então todo cuidado é pouco para evitar possíveis transtornos”, disse Wolkmer.

  Prefeito assina projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Juventude

Diante de uma situação de iminente perigo as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro. “Evite se locomover pelas enxurradas, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, e também não utilize equipamentos elétricos no caso de eles estarem molhados ou em locais úmidos, por causa das descargas elétricas. Isso são alguns cuidados que protegem a vida diante de uma tempestade,” reforça Wolkmer.

| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui