Polícia identifica motorista que atropelou índio da etnia Xavante na BR-070 em outubro em MT

Fonte: TV Centro América

1 3
Foto: PRF/ Assessoria

O delegado Adilson Gonçalves Macedo, que conduz as investigações sobre o atropelamento do índio da etnia Xavante, Wagner Wa Orinatsé, de 23 anos, informou que o motorista do carro que colidiu com a moto em que o indígena estava já foi identificado e ouvido pela polícia. O acidente aconteceu no dia 12 de outubro, na BR-070, próximo a Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.

Wagner foi socorrido e chegou a ser levado para Hospital Regional de Rondonópolis, a 218 km da capital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O motorista disse, em depoimento, que não teve a intenção de fugir, mas deixou o local por medo de ser agredido por outros índios. Ele disse ainda que pediu socorro a um caminhoneiro, que chamou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O condutor do carro foi identificado depois que os índios encontraram a placa de veículo próximo ao local do acidente. Ao checar a placa no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os investigadores entraram em contato com o proprietário e ele informou que havia vendido o veículo.

[Continua depois da Publicidade]

Por meio das informações repassadas pelo antigo proprietário, a polícia chegou ao atual proprietário, que estava conduzindo o carro no dia do acidente.

Os laudos da perícia ainda vão apontar as responsabilidades do ocorrido.

“Caso seja comprovada a responsabilidade do motorista, ele pode responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar”, informou.

Conclusão do inquérito

Wagner estava na companhia de um primo dele, de 20 anos. A vítima estava na garupa da moto. O primo, que era condutor, não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele também já foi ouvido.

Ainda segundo o delegado, a entrada da aldeia, local onde aconteceu o atropelamento, está em uma posição e inadequada e favorece acidentes, pois é preciso fazer uma conversão que obriga o condutor do veículo invadir a faixa contrária.

“Não é o primeiro acidente naquele local, já ocorreram vários, pelas condições do lugar”, disse.

Durante a simulação do sinistro, realizada na quinta-feira (29), vários elementos que podem contribuir com a investigação foram detectados.

“Provavelmente, em 25 dias, teremos a conclusão do inquérito”, ressaltou o delegado.

Laudos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também vão apontar as condições dos veículos envolvidos no acidente.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.