Pedal Semob ganha espaço e já está entre os preferidos dos adeptos ao ciclismo

0

Em ação desde o mês de julho deste ano, o Pedal Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) vem se consolidando entre os adeptos do ciclismo na Capital. Com mais de 18 edições realizadas, a ação, de iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, já registra a participação de 3 mil esportistas –  uma média de mais de 170 pessoas por pedal.  

A apaixonada pelas pedaladas, Marta Maria da Silva, 50 anos, é presença garantida nas noites de terça-feira – quando acontece a atividade, com concentração na Orla do Porto. Dona de uma disposição de causar inveja na garotada, a aposentada pratica o ciclismo há cinco anos. Ela conta que neste tempo já participou de vários grupos de pedal, em diferenciadas modalidades. Diante dessa longa caminhada, Marta avalia como excelente o trabalho que a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana vem desenvolvendo.


“Eu pedalo com segurança. Isso é um grande diferencial, porque ao mesmo tempo que praticamos um esporte, estamos pelas ruas aprimorando nosso conhecimento sobre as leis de trânsito.  Estamos aprendendo a respeitar e ser respeitados.  A equipe de agentes é muito bem preparada e nos auxilia em tudo, além do acompanhamento das viaturas durante percurso para nossa segurança. Tenho indicado, com alegria, para várias pessoas e elas têm gostado e chamado mais pessoas. Isso só fazemos quando, realmente, confiamos em algo”, analisou Marta.

Para o secretário responsável pela atividade, Antenor figueiredo, é muito satisfatório receber esse feedback positivo dos participantes. Ele ressalta que essa boa avaliação é a colheita de uma gestão dedicada e pautada em melhorar a vida do cidadão cuiabano, por meio de várias áreas, como o esporte.

 “Receber essa avaliação é saber que estamos no caminho certo: de transformar Cuiabá em uma Capital com serviços de qualidade, onde a população se se sinta segura. E hoje, ver essa galera bem, feliz e satisfeita todas as terças aqui na Orla, é maravilhoso. Podermos oferecer essa estrutura para os cuiabanos e ainda ajudar popularizar o ciclismo é de grande significado para gestão, que vai continuar investindo em mais projetos como esse nos próximos anos”, destacou Antenor, que também é adepto da modalidade.

  Novos caminhões irão potencializar atendimento e melhorar condições de trabalho

O Pedal não tem custo e as pessoas interessadas em participar, podem ir a ir à Orla com sua bicicleta ou locar uma com as equipes de ciclismo parceiros, que ficam no local. A cada edição, a equipe monta um percurso diferente, sempre com 25 km, pelas ruas e avenidas da Capital.

Além dos agentes fazendo a segurança, a ação conta ainda com parceiros experientes na prática do esporte de duas rodas e de referência dentro do estado. “Contamos com o grupo Pedal do Cachorrão, uma equipe experiente, que presta assessoria para ciclistas iniciantes e vem nos auxiliando no acompanhando e orientando os participantes” acrescenta o secretário.

 

Novidades –  E a Semob não para de investir nas iniciativas para fomentar o esporte. Para oficializar mais ainda a atividade, agora o Pedal ganhou belos e confortáveis uniformes. A estreia com os “pedaleiros” vestidos a caráter aconteceu nesta última terça-feira (27).

Conforme o diretor de Trânsito, Michell Diniz, um dos organizadores da atividade, uniformizar o grupo também faz parte da questão de segurança. “O uso de roupas adequadas vai além, principalmente em modalidades de esporte praticado na rua, do conforto. Isso é suma importância para garantir a identificação do grupo e, assim, a segurança”, pontua Michell.  

 


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui