Estudantes de Lucas do Rio Verde recebem medalhas de olimpíadas em Educação

Ao todo, 92 estudantes foram medalhistas da Oba e da Obmep em 2018

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

pref lrv 6 2

Como forma de reconhecimento do esforço e dedicação, 92 estudantes de Lucas do Rio Verde receberam, na noite desta terça-feira (27), as honrarias da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Receberam medalhas alunos das redes municipal e particular de ensino.

Realizada em maio de 2018, a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) contou com a participação de 8.456 escolas e um total de 774.232 alunos de todo Brasil. De Lucas do Rio Verde, foram medalhistas 72 alunos, sendo 37 alunos de 4 escolas da rede municipal e 35 alunos de duas escolas particulares. O objetivo da olimpíada é difundir o conhecimento astronômico correto e atual entre alunos e professores e estimular o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins.

Já a Obmep, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está em sua 14ª edição e incluiu pela primeira vez os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais. Ao todo, a prova, realizada em outubro, teve a participação de um 1,5 milhão de alunos de aproximadamente 20 mil escolas públicas do país. Em Lucas do Rio Verde, foram medalhistas 20 alunos de 5 escolas municipais. O objetivo da Obmep é estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, promover a inclusão social, incentivar o aperfeiçoamento dos professores e também identificar novos talentos.

A secretária de Educação, Cleusa De Marco, destacou o resultado dos estudantes e o trabalho dos professores para promover o melhor desempenho entre os alunos. “Este é coroamento de mais um trabalho desenvolvido nas redes de ensino, um destaque muito importante nas olimpíadas, não é apenas o símbolo da medalha, mas é a oportunidade de continuar o desenvolvimento dessas crianças, aprofundar o conhecimento nessas áreas e descobrir talentos. Queremos agradecer imensamente aos profissionais da Educação, os professores que são os grandes incentivadores das nossas crianças a buscar mais, a pesquisar mais e a acreditar no potencial de cada um”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

Fabiana Costa Bebber é mãe dos gêmeos Rafael e Gabriel, que estudam na Escola São Cristóvão, e está muito orgulhosa do resultado dos alunos. “Coração feliz e orgulhoso com dois filhos premiados, são muito dedicados e a escola incentiva muito e eles também recebem muito apoio de casa. Todos temos responsabilidades e a deles é estudar, então precisa ser bem feito e eu tenho muito orgulho deles porque eles se esforçam e mostram que são bons nisso”, comentou.

A aluna Giovana Mazer, de 12 anos, do Centro Educacional Piaget contou que a preparação foi intensa, porém sem grandes dificuldades. “A gente tem que estudar bastante e se preparar, pra essa prova da Oba a gente teve acesso a um aplicativo com perguntas para se preparar bem e isso foi muito importante, fiquei muito feliz com o resultado que eu tive, sempre me dei bem em matemática, sempre gostei e não tenho dificuldade, mas é preciso insistir e com o tempo o resultado vem.”

O professor Márcio Torres de Almeida, que atua nas redes municipal e particular, enalteceu o empenho dos alunos na busca pelos melhores resultados e a importância em representar o município e o estado de Mato Grosso nacionalmente. “Fizemos o convite aos alunos para participarem das provas e aqueles que se destacaram tiveram seus resultados encaminhados aos organizadores, sendo premiados em ouro, prata e bronze. Mas a olimpíada não para na medalha, o gratificante é o pós porque dependendo do resultado do aluno, ele é convidado para participar de etapas nacionais e nós temos representante na 16º Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos (SP)”, explicou.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, parabenizou os estudantes e professores pelos resultados positivos nas olimpíadas e reforçou o empenho da gestão em fazer a educação luverdense cada vez melhor. “Para nós este momento é uma grande alegria pois estamos trabalhando muito pela Educação e ver estes resultados nos deixam felizes e orgulhosos. Parabenizo todos os estudantes, todos os professores e profissionais envolvidos neste processo e também os pais pelo incentivo. Como pai também me sinto bastante orgulhoso por ver o resultado do estudo da minha filha, que recebeu esta medalha. Esse resultado motiva toda equipe e nos inspira ainda mais para trabalhar por melhores resultados no futuro”, pontuou.

Confira as fotos: https://www.facebook.com/prefeituradelucasdorioverde/

 

 

Badminton da São Cristóvão ganha bronze nos Jogos Escolares da Juventude

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.