Primavera do Leste: 1ª mostra fotográfica é exposta no Salão das Águas

Fonte: Assessoria.

bb6996386520df7b659eef585610b7d0

As imagens retratam a religiosidade de comunidades isoladas no Pantanal mato-grossense

Até o dia 23 de dezembro o Salão das Águas recebe a exposição Santos Pantaneiros, uma mostra fotográfica que retrata a religiosidade e fé de pessoas que moram em cidades do pantanal de Mato Grosso. As imagens são do fotógrafo documentarista Mário Friedlander, que traz os registros por meio do programa Circula MT, apoiado pelo governo do Estado de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

Primavera do Leste é a terceira e última cidade a receber esta exposição através desse edital. A cidade foi uma das escolhidas por manter boa estrutura para exposição de artes visuais. Antes o trabalho ficou exposto no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá e no Mirante da Praça de Campo Verde.

Este é o terceiro trabalho exposto no Salão das Águas, porém é a primeira mostra de fotografia. O secretário de cultura Wanderson Lana explica que a ideia de artes visuais é ampla – pintura de quadros, fotografia, design gráfico – mas considera a fotografia um aspecto muito delicado porque imprime o olhar da pessoa que está por trás da câmera, que captura um momento único. “Nessa exposição, em particular, o Mário registra o momento de fé das pessoas do Pantanal. É muito bonito. As fotografias são muito sensíveis”.

Para o fotógrafo Mário, a região fotografada possui uma população afrodescendente muito grande, que mantém a religiosidade tradicional da África. “Essas pessoas são marginalizadas e esta mostra tem como objetivo levar a conhecimento dos demais moradores do Estado a existência dessas pessoas, que merecem respeito e admiração por viverem em lugares tão ocultos da sociedade. Me sinto fazendo justiça em tornar visível o que é praticamente invisível”.

Mas o trabalho de Mário não se resume somente a mostrar a cultura religiosa de comunidades marginalizadas. No histórico de registros fotográficos ele apresenta trabalhos com a natureza, agronegócio e arqueologia. Entretanto ele assume que essa mostra talvez seja a que ele mais tem admiração, por conta da interação que tem com a comunidade e a possibilidade de trazer igualdade em um país onde cresce a intolerância religiosa e outros tipos de preconceito.

Mário se mostra orgulhoso em poder expor este trabalho em Primavera do Leste. “Este espaço é muito legal, encontrado em poucas cidades de Mato Grosso. E também é um lugar de muita pujança econômica e de bastante pessoas do Sul do país. É interessante mostrar um pouco desse tema que é bem mato-grossense para outras culturas”, define.

No lançamento, realizado no último dia 23, alunos da escola Getúlio Vargas foram conhecer o trabalho de Mário. O professor Sebastião Vicente da Silva relata que proporcionar aos alunos essa experiência significa reconhecimento da cultura mato-grossense através das fotografias, o que leva, consequentemente, mais conhecimento.

A mostra está aberta para todos os públicos, gratuitamente. O Salão das Águas fica Localizado na Avenida dos Lagos, anexo à Secretaria de Cultura. O espaço recebe visitantes nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h ás 20h30, nas terças e sextas-feiras das 7h às 17h, e aos domingos das 16h às 19h30.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.