Enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam capacitação para atendimentos de urgência e emergência

Fonte: ROBERTA PENHA

f5afd62f01f891e30a25deb12bc02691

Cerca de 70 enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde – SMS – participaram na última sexta-feira (23) do curso de capacitação “Atualização Clínica de Urgência e Emergência”, que foi realizado no auditório da SMS. 

De acordo com a Responsável Técnica pelo Núcleo de Educação Permanente da UPA Morada do Ouro, Luciana Fonseca, esta capacitação teve como público alvo especificamente os profissionais que trabalham em UPAs e Policlínicas, pois são eles que lidam diretamente com pacientes em situação de urgência ou emergência. “Este curso é uma exigência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Atenção Secundária. A ideia é fazer uma atualização para os profissionais em situações críticas, como parada cardíaca, crise convulsiva, AVC, alguns tipos de traumas, transtornos psiquiátricos que chegam à sala vermelha, pacientes que chegam à emergência por uso de drogas, entre outras”, explicou a RT.

Luciana comentou que este é um curso introdutório porque a Atenção Secundária está em um processo de construção para melhorar o atendimento à população usuária do SUS. “Nesta capacitação fizemos as abordagens iniciais de todos os protocolos que serão estabelecidos a partir do ano que vem, para que possamos oferecer aos nossos pacientes um serviço cada vez melhor e mais humanizado”, comentou.

Neste primeiro momento foram ofertadas 15 vagas para cada UPA, e para as outras unidades foram oferecidas entre 8 e 10 vagas. “Os funcionários que participaram desta qualificação não tiveram nenhum custo e receberam o material didático. Tivemos um momento de aula teórica e outro de aula prática. Este trabalho teve como objetivo preparar os servidores para o acolhimento do paciente de maneira rápida, eficiente e com qualidade”, finalizou.

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.