Aumento de 25% na expedição de RG esgota estoque de papel moeda

Aumento de 25% na expedição de RG esgota estoque de papel moeda

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

c88a3e93750e89c6347ce08c3b9256ad

Em 2018 ocorreu um aumento em 25% no número de solicitações de carteiras de identidade em Mato Grosso, em relação ao ano anterior. Foram mais de 215 mil documentos expedidos até novembro.

Este foi o maior número de solicitações de RGs dos dos últimos cinco anos. Em 2017, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) emitiu  169 mil RG´s.

A crescente demanda por documentos de identidade é resultado da modernização no processamento, e abertura de novos postos de identificação dentro dos Ganha Tempos de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.

A implantação da biometria nestas unidades permite que os dados como a fotografia, assinatura e impressão digital do requerente sejam coletadas e enviadas eletronicamente para o processamento na capital, eliminando o prazo de logística dos Correios no envio dos malotes contendo os prontuários civis físicos.

[Continua depois da Publicidade]

Em 2018, o prazo médio para a emissão de RGs foi reduzido para cinco dias na capital e 30 dias no interior do Estado.

Apesar da agilidade registrada, o aumento da demanda esgotou o estoque de cédulas de documentos de identidade (RG) adquiridas pela Politec. Por esta razão, a emissão de RGs está suspensa temporariamente em todo o Estado de Mato Grosso.

A Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica informa que apesar da falta de cédulas de identidade, o atendimento nos postos de identificação será mantido, para a abertura do processo de solicitação do documento.

O contrato para a aquisição de novas cédulas já foi assinado pelo Secretário de Estado de Segurança Pública e agora a Politec aguarda que o fornecedor faça a entrega do papel moeda para emissão dos documentos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.