Reparo na malha viária do Residencial Buriti é iniciado

Fonte: BRUNO VICENTE

e41e97034ee62690a759c4d2e8686375

A Prefeitura de Cuiabá dá seguimento ao atendimento das demandas da operação Tapa-buraco. Nesta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Obras Públicas, pasta responsável pela coordenação da ação, iniciou o processo de reparo da malha viária no bairro Residencial Buriti, situado na região Norte da Capital. Neste momento, uma equipe de operários atua no procedimento de limpeza das ruas para que, posteriormente, a massa asfáltica seja fixada no solo danificado. A previsão é de que o serviço completo seja finalizado no início da próxima semana.

De acordo com o secretário Venderlúcio Rodrigues, a execução da limpeza é necessária para que o excesso de terra e outros resíduos sejam retirados da pista pavimentada, assegurando que, ao efetuar o reparo, a massa seja fixada de forma eficiente. O secretário destaca ainda que, pensando em alcançar a maior durabilidade possível do serviço executado, a pasta tem utilizado o revestimento do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o tipo mais recomendado para intervenções em malha viária.  

Rodrigues explica que a grande quantidade de chuvas torrenciais que têm caído nas últimas semanas, aliada ao fato da maioria das vias cuiabanas possuírem uma pavimentação antiga, são fatores preponderantes para o surgimento demasiado de buracos. Outro ponto considerado pelo secretário como importante dentro desse contexto é o fato de uma quantia considerável de ruas e avenidas da cidade terem sido constituídas sem a edificação do sistema de drenagem, fato que a atual gestão tem buscado corrigir.

“Estamos em um momento, em que quando tapamos um buraco outro acaba aparecendo em um novo lugar. É um tipo de demanda que não se resolve instantaneamente, mas sabemos que temos um compromisso de oferecer melhores condições à população e já estamos estudando maneiras de controlar esse tipo de situação. A Tapa-buraco é uma operação permanente que, mesmo após o fim da temporada de chuva, irá permanecer sendo realizada de forma intensificada ao longo da gestão”, conta Vanderlúcio.

[Continua depois da Publicidade]

A ação de infraestrutura é executada diariamente em diferentes regiões da cidade e atende uma média de 50 bairros por mês. O trabalho é feito com base em monitoramentos da Pasta e solicitações recebidas por meio do telefone (65) 3313-3051. Conforme a Secretaria, a ideia é que, durante o período chuvoso, as avenidas principais dos bairros sejam atendidas de forma prioritária, garantindo a fluidez no trânsito das vias mais movimentadas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.