Semob orienta sobre fiscalização na região Leste da Capital

Fonte: LUCIANA SOUZA

910c4f5826e833dd0959928bba0d3d88

Atendendo solicitações da população da região Leste da Capital, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem realizado constantes monitoramentos nas vias das avenidas com grande fluxo do entorno. As ações tem o intuito de coibir práticas que atrapalhem a boa fluidez do trânsito e promover a segurança na trafegabilidade dos condutores e pedestres que circulam por essas vias.

O secretário da Pasta, Antenor Figueiredo, explica que ações de fiscalização são parte das atividades diárias da equipe de trânsito. Porém, ele acrescenta que diante de inúmeras solicitações da população e sendo já constatado que a região é uma das mais críticas da Capital, as operações tem sido intensificadas.

“Faz parte dos deveres da Semob promover as operações de fiscalização e juntamente com elas, realizar orientações, ordenar as vias, garantindo a boa fluidez e segurança no trânsito. Mas nossa equipe tem estado mais presente nessa região a pedido da população, que vem demostrando preocupação com crescimento do tráfego na região. Nosso intuito não é somente, quando intensificamos a presença nos locais, de punir e sim, também promover a parte educacional. Dessa maneira, conscientizando e, sucessivamente, alinhando à uma vida melhor no trânsito”, ressalta Antenor.

Esses monitoramentos, através das operações da equipe de agentes de trânsito, estão sendo intensificados, principalmente, na Avenida das Palmeiras, no bairro Jardim Imperial, nas sextas-feiras – dia em que o local recebe a feira. O evento ocupa uma das pistas –  a de sentido bairro/centro. De acordo com o coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito, Lucimar Martins, nas sextas-feiras, com o fechamento de um das vias de rolamento, o tráfego nesta Avenida fica mais lento, necessitando ainda mais da atuação dos agentes.

[Continua depois da Publicidade]

“Em decorrência dessa demanda, os agentes tem permanecido por bem mais tempo no local, principalmente para orientar os presentes, evitando grandes congestionamentos e acidentes”, diz.

A feira funciona das 16h às 23h e cerca de 50 barracas ocupam uma das vias da Avenida.  Lucimar lembra que para que os resultados sejam melhores é importante a conscientização desses feirantes quanto ao processo de carga e descarga das mercadorias.

“Eles têm, por decreto, no dia da feira, direito de descarregar suas mercadorias até duas horas antes do horário de início de funcionamento do evento. Se isso for respeitado, evitamos vários problemas, como os congestionamentos. Uma vez que eles não respeitam esse intervalo de horário, estacionando, em horário de grande fluxo, nas pistas sentido centro/bairro, causam grande transtornos e os agentes precisarão agir”, reitera o coordenador.

Fiscalização eletrônica na região: Além das operações com a equipe de agentes, a região também conta com os radares eletrônicos: um na altura da Ponte Mãe Bonifácio e outro próximo da rotatória Osmar Cabral. Além dos equipamentos de fiscalização da Semob, a área conta com as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciospe).