Em média, 70 animais silvestres são resgatados por mês em Mato Grosso

Fonte: G1 MT

1 256
Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Assessoria

Entre janeiro e outubro deste ano 700 animais silvestres foram resgatados em áreas urbanas e rurais de Mato Grosso. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Batalhão de Proteção Ambiental, unidade especializada de Polícia Militar.

Esse número representa uma média de 70 resgates ao mês. Segundo a PM, a presença de animais em áreas urbanas, perto de reservas, parques, locais onde há água e mata ciliar é mais comum do que se possa imaginar.

Os animais resgatados são levados para um Centro de Atendimento que funciona no Batalhão, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

No local, o atendimento é feito por meio de parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

[Continua depois da Publicidade]

Os que chegam debilitados ou maltratados recebem assistência de hospitais universitários da capital. Depois, dependo da reabilitação, podem ser devolvidos à natureza. Este ano, 224 animais já retornaram aos habitat, como aves, répteis e mamíferos.

O trabalho do Batalhão é ininterrupto, executado por serviços de rondas e plantão para atendimento de chamadas.

O comandante do Batalhão Ambiental, coronel Rodrigo Eduardo Costa, alerta para os riscos do contato com os animais silvestres. Ele observa que é importante que aquele que encontrar um animal silvestre deve acionar a unidade militar ambiental, pois lá há profissionais habilitados para o resgate ou monitoramento do bicho até local onde vive.

Tamanduás, cobras, ouriços e jacarés, reforça o comandante, estão entre os animais que representam perigo à segurança de quem deles se aproxima com o objetivo de fazer imagens, filmar ou fotografar.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.