Seminário de Educação abre inscrições para profissionais de toda a baixada cuiabana

0

A partir de hoje (22) estão abertas as inscrições para os profissionais de Educação de Cuiabá e baixada cuiabana, interessados em participar do II Seminário de Educação da Rede Municipal – Educação Básica como Direito e III Seminário Integrador da Rede Municipal de Ensino. As inscrições poderão ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/lT6f6Sr76A99T6P92. O evento será realizado no período de 27 a 30 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Voltado para os profissionais da rede pública municipal de ensino, em razão dos temas que serão abordados e sua importância para o sistema de Educação do Município, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, decidiram abrir as inscrições para todos os profissionais da área.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Cerca de 1.500 profissionais da rede pública municipal de Cuiabá, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA/Campo), além de gestores e assessores da Secretaria Municipal de Educação – SME devem passar por dia pelas palestras, mesas redondas, exposição e grupos de trabalho.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos destacou a importância do Seminário, que encerra o ano letivo com mais um grande momento de formação, de reflexão sobre as ações pedagógicas e de valorização profissional.


-Continua depois da publicidade ©-

“A valorização dos profissionais e a melhoria do processo ensino/aprendizagem a partir do aprofundamento das reflexões ligadas ao processo educativo, é uma das prioridades do Prefeito Emanuel Pinheiro para a Educação. Durante o Seminário, também estaremos possibilitando a socialização das práticas realizadas pelas unidades educacionais e valorizando o trabalho em sala de aula, realizado por esses profissionais”, destacou.

 

Palestras

A palestra de abertura do Seminário da Educação abordará ‘Os desafios dos educadores na construção de uma escola democrática e humana na contemporaneidade’, no dia 27, às 9h. A palestrante será a Profª. Drª. Viviane de Souza Mosé, psicóloga e psicanalista, especialista em políticas públicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFE), mestra e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

Durante o evento, Viviane Mosé irá fazer um momento de autógrafo.

No dia 29, pela manhã, a palestra será sobre as ‘Contribuições da Neurociência para o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças na infância’, com a palestrante Profª. Drª Elvira de Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. À noite, o tema será ‘O que é mesmo avaliar as aprendizagens’, com a Profª. Drª. Jussara Hoffmann, uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país.

A última palestra do evento, no dia 30, pela manhã, será sobre o tema ‘Currículo, cultura e conhecimento na Educação Básica na perspectiva da formação humana integra’, com a Profª. Drª. Jaqueline Moll, professora universitária e uma das principais referências sobre a Educação Integral.

No dia 28, acontece o III Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá com mostra das experiências dos profissionais nas escolas. Nos períodos da manhã, tarde e noite, serão realizados dez grupos de trabalho, sessão de pôsteres, palestra e uma mesa redonda.

Nos GT’s os profissionais vão apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas várias modalidades de ensino e às 19 horas haverá uma palestra sobre a Educação de Jovens e Adultos com ênfase na juventude e uma mesa redonda, com o tema ‘Inserção e transição da criança da primeira para a segunda infância’.

 

Serviço

II Seminário de Educação da Rede Municipal e III Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 a 30 de novembro

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso