Pintura e jardinagem começam a ser executadas no viaduto da Av. Miguel Sutil

Fonte: BRUNO VICENTE

5c4348e29c0719def585eb31744e0fb2

O processo de revitalização do viaduto da Avenida Miguel Sutil, levantado sobre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça, já apresenta os primeiros traços do novo visual que a edificação ganhará. Ponto de grande fluxo de veículos e pedestres, o elevado passou a ser atendido pelo programa Cidade Viva. A iniciativa lançada pela Prefeitura de Cuiabá, no ano de 2017, tem promovido a transformação de grandes estruturas de mobilidade com serviços que asseguram o embelezamento e valorização dos aspectos culturais cuiabano.

Iniciado há cerca de 15 dias, o trabalho leva ao viaduto a melhoria na iluminação, jardinagem, reconstrução das calçadas e instalação de bancos e lixeiras. O procedimento garante também a pintura de belas obras de arte, feitas em parceria com artistas plásticos regionais. Neste momento, operários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atuam na colocação de placas de gramas no canteiro central, ao mesmo tempo que os primeiros desenhos ganham forma.

Nesta edição, a etapa de pintura conta com a participação de cinco artistas. Sob a coordenação de Odete Venâncio, os artistas Jean Siqueira, Nadja Lammel, Babu e Presto retratam ao longo de toda a estrutura, figuras ligadas à cultura cuiabana. Conforme o cronograma estabelecido pelo Município, a previsão é de que ao fim de um período de 90 dias, o local seja entregue completamente renovado.

“O Cidade Viva é uma alternativa simples e com baixo custo que encontramos para dar uma nova cara a esses pontos de mobilidade, onde milhares de pessoas passam diariamente. Alinhado a isso, procuramos trazer para dentro desse processo os grandes artistas cuiabanos como uma forma de valorizar a classe. Determinei ao secretário que o programa fizesse um rodizio com os pintores. Dessa forma, garantimos que todos que querem contribuir com o programa terão a oportunidade de deixar sua marca estampada pela cidade”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

[Continua depois da Publicidade]

 

O programa

Iniciada em 2017, a iniciativa de substituir o cinza do concreto armado em estruturas coloridas tem criado, ao longo da cidade, verdadeiros museus a céu aberto. O trabalho permite a disponibilização de espaços públicos, situados nas vias de grande fluxo da Capital, para que artistas da cidade implantem nesses locais, por meio da pintura, aspectos da rica história cuiabana. Já foram atendidos pelo “Cidade Viva” os viadutos Eng.º Domingo Iglesias Valério (Despraiado), Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz (UFMT) e Jamil Boutros Nadaf (Av. do CPA).

Para garantir que, após a entrega da revitalização, os locais permaneçam bem cuidados, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza uma equipe específica para a execução da manutenção. O Eng.º Domingo Iglesias Valério (Despraiado), por exemplo, foi o primeiro a receber as ações do programa “Cidade Viva” e, há cerca de 10 dias, conta com um grupo de operários trabalhando na estrutura. Além dos serviços básicos de limpeza e jardinagem, a atuação conta com o retoque em toda a pintura e manutenção no piso. A previsão é de que, até o início da próxima semana, o processo seja finalizado.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.