Ciranda de Crioula leva sarau, música e dança ao Misc

0

Em consonância com o mês da Consciência Negra o Museu de Arte e do Som de Cuiabá (Misc), recebe o 10º encontro do Ciranda de Crioula, no sábado (17). Poesia, música, samba de roda, umbigada e oficina de dança compõe a programação do evento, realizado em paralelo a exposição coletiva “Bença”, que reverencia o saber popular por meio do resgate de sabedorias transmitidas de geração a geração.

É o que explica uma das participantes do encontro e curadora da mostra, Paty Wolff. “A Ciranda é um evento que já ocorre há pelo menos três anos, com encontros periódicos. O evento foi crescendo e hoje reúne poesia e oficinais.Todos esses elementos estão em conversa com a exposição, por isso decidimos trazê-la de volta pra cá, reforçando toda essa proposta”, explica.


De acordo com a organização, o samba de roda é reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Sendo uma expressão musical, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. 

  Muro de unidade prisional de Cuiabá (MT) cai após chuva e visitas são suspensas

Passada através de gerações, sobretudo através das mulheres para as crianças, a experiência primordial no samba proporciona bem-estar no corpo, na alma, em toda a nossa estrutura. Uma herança ancestral e cultural do povo negro, sua resistência aos padrões corporais hegemônicos e ainda um lugar em destaque à expressão do feminino.

 

Confira a programação:

17h – Abertura

18h – Poeta e cantora Pacha Ana – Sarau e Canto

20h30 – Poetas: Anderson Domingos, Bruno Rodrigues, Caio Augusto Ribeiro, Cao Benassi, Carlos Lisboa, Cássio Martins, Edilaine Duarte, Jantony Rá, Kyanaju Afropoetisa, Lindalva Alves, Luck Mamute, Luiz Renato, Moises Carlos, Naine Terena e Silviane Ramos – Roda da Benção; Cânticos Sagrados com Grupo Aguerê; Umbigada e Samba de Roda com Érica Salles e Natalia Ramires; Capoeira Angola UFMT

Serviço
Ciranda de Crioula – samba de benção

Data: Sábado, 17 de novembro

Horário: 17h

Local: Museu da Imagem e do Som






| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui