O estoque de insumo para a realização do diagnóstico para tuberculose bovina está normalizado em Mato Grosso. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), os 64 médicos veterinários habilitados dispõem de 16 mil doses de tuberculina PPD (Derivado Proteico Purificado) bovina. A revenda cadastrada no estado tem em estoque cerca de 4.400 doses e até o fim de novembro deve receber mais 20 mil doses do insumo.

Em razão disso, foi restabelecida a obrigatoriedade da apresentação do diagnóstico negativo de tuberculose para a participação de animais em eventos agropecuários e para o trânsito interestadual com a finalidade de reprodução. A exigência do diagnóstico havia sido suspensa em julho deste ano, devido à falta do insumo no país. À época, o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou memorando aos Estados facultando a exigência do exame – até que o abastecimento fosse normalizado.


Veja abaixo maiores detalhes dessa exigência:

Trânsito Interestadual

Para o ingresso e egresso de bovinos e bubalinos destinados à reprodução, é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico de tuberculose para animais de idade igual ou superior a seis semanas.

  Índios plantam e vendem soja há 15 anos em MT com mão de obra própria e capacitada e recebem elogio do presidente da Funai

Participação em eventos agropecuários

Para a participação de bovinos e bubalinos em aglomerações é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para tuberculose para animais com idade igual ou superior a seis semanas em exposição, torneio leiteiro ou leilão destinado a reprodução.

Não é obrigatório quando tratar-se de leilão de gado geral e eventos esportivos, classificados como: rodeio, cavalgada, prova de laço ou vaquejada.

Exceção

Para o trânsito de animais comercializados em leilão de gado geral, quando destinados a outro estado da federação, é obrigatória a apresentação do teste de diagnóstico de tuberculose para animais com idade igual ou superior a seis semanas.





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui