Campanha do Outubro Rosa finaliza com palestra e café da manhã em Lucas do Rio Verde

Mulheres e homens que compareceram no PSF, puderam tirar dúvidas, esclarecer casos e receber orientações

0

Autoexame, identificação de sintomas e cuidados básicos, foram alguns dos temas debatidos na manhã desta quarta-feira (31) com a médica ginecologista e obstétrica, Dra Cleusa Maria Schwarz, que foi convidada pela secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, para palestrar e finalizar a campanha do Outubro Rosa, no Posto de Saúde da Família I e II, no bairro Rio Verde.

Com uma participação expressiva, as mulheres e homens que compareceram no PSF, puderam tirar dúvidas, esclarecer casos, receber orientações sobre exames preventivos, a importância do diagnóstico precoce e a eficácia do tratamento.


“Esse bate papo, é extremamente importante para que possamos esclarecer, e até mesmo aproximar as mulheres e homens. Além disso, podemos debater sobre os cuidados e colaborações dos parceiros. E essa conversa reforça o quanto é necessário o cuidado com a saúde, seja mulher ou homem, temos que ficar atentos todo tempo” explicou a médica.

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde reforçaram o cuidado com a saúde da mulher, realizando coleta de preventivo, encaminhamento para mamografia, atendimento de saúde bucal, vacinação, orientações preventivas, aferição de pressão arterial e testes rápidos.

  Radialista e família São encontrados

“Estamos encerrando esse mês, com ações mais intensificas, mas todas as mulheres que procurarem os PSFs durante o ano todo, poderão cuidar da sua saúde pois, a prevenção é permanente, não apenas neste mês” explicou o secretário.

O movimento popular Outubro Rosa é internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento promove ações com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, tratamento, reabilitação e apoio psicossocial, bem como ressaltar a relevância dos exames especializados e sensibilizar a população para contribuir para a erradicação do câncer de mama e de colo de útero como uma doença que ameaça a vida.





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui