Fiscalização de veículos pesados na área central é reforçada pela Semob

0

Operação Carga Pesada foi realizada durante a última semana, na Avenida Antártica, e fez 10 abordagens, com sete autuações e dois recolhimentos de AET

Com o intuito de fiscalizar o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro dentro das vias da Capital, trazendo mais tranqüilidade e segurança aos que trafegam pela área central, a Secretaria de Mobilidade Urbana vem em constante atuação nos pontos principais de conversão de veículos pesados na cidade. Reforçando esta fiscalização, a equipe de agentes realizaram nesta última sexta-feira (26), a Operação Carga Pesada em alguns pontos da Avenida Antártica. 
Durante a operação, realizada entre 6h e 9h, os agentes executaram 10 abordagens, com sete autuações e dois recolhimentos de Autorização Especial de Trânsito (AET). Entre as infrações, estão AET vencidas, veículos circulando em horários proibidos à sua categoria de Peso Bruto Total (PBT) e horário de circulação diferentes do especificado na AET
“A operação é um reforço da fiscalização, para tentarmos coibir que esses veículos trafeguem de forma irregular nas vidas centrais. Isso assegura o cumprimento da legislação, mantém o ordenamento do trânsito da cidade, traz tranqüilidade e segurança aos condutores e pedestres. Um conjunto de medidas que nos auxiliam em uma melhor fluidez pelos pontos principais de trafegabilidade dos veículos pesados”, afirmou o diretor de Trânsito, MichellDiniz. 
Diniz explica que, de acordo com a Legislação, a restrição de veículos pesados circulando por vias centrais de Cuiabá variam com o PBT. Ele lembra que até dez toneladas podem circular livremente; de dez a 24 toneladas não podem rodar na área central em horário de grande fluxo, que seria das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30, e veículos acima de 24 toneladas só podem entrar na cidade das 20h às 6h. 
O diretor observa, ainda, que dentre as diretrizes de circulação, existem as exceções. Michelldiz que para alguns, o cumprimento de serviços permite que esses veículos circulem fora desse quadro de horários, desde que haja uma autorização prévia para isso. Assim, eles podem rodar nas vias, desde que sigam as especificações da autorização. 
“São veículos de grande porte, que excedem essas toneladas. Esses ficam permitidos circularem devido à sua demanda, em atendimento ao setor industrial de Cuiabá. Mas, somente, é permitido transitar nas vias periféricas da cidade, para não causar transtornos à fluidez do trânsito e este permanecer em harmonia”, explicou. 
Os principais trechos de alta circulação desses veículos são as Avenidas Antártica e Fernando Correa, onde acontece a entrada e saída de cargas pesadas, para atender o setor industrial de Cuiabá. Além desta operação, a Semob está em constante monitoramento dessas regiões. A previsão é que nos próximos dias seja realizada outra ação como essa.  

  Prefeito recebe visita de cortesia do conselheiro do TCE, Moisés Maciel

 





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui