Recuperandas de Cáceres recebem orientações sobre câncer de mama

Recuperandas de Cáceres recebem orientações sobre câncer de mama

0

Trinta e sete recuperandas e servidoras da Cadeia Feminina de Cáceres participaram nesta semana de atividades alusivas à Campanha ‘Outubro Rosa’. Foram realizadas palestras, programas educativos e dia da beleza, todos em prol de acolher, informar e conscientizar as mulheres da importância e atenção que devem dar ao tema.

A ação foi uma parceria da unidade prisional com a Escola Nova Chance e o Conselho da Comunidade de Cáceres. Participaram das atividades 15 servidoras públicas, psicólogas e agentes de saúde da unidade.


A diretora da unidade prisional, Franciskely Campos Moreira disse que o objetivo é falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Muitas mulheres custodiadas têm dúvida com relação aos intervalos de tempo para fazer os exames. Por isso é importante sempre relembrar: a mamografia deve ser feita a cada dois anos, exceto quando há casos de câncer na família. E o preventivo deve ser realizado anualmente”.

Franciskely afirma que a campanha vem ao encontro do que é praticado na unidade prisional, servindo como um complemento para as ações de rotina. “Na área da saúde as internas encontram total apoio já que há médica e técnica de enfermagem; todas as internas são avaliadas e fazem o exame do câncer do colo do útero e de mama”.

  CPTEC emite aviso de tempestade de raios e granizo em Lucas e mais 123 municípios

Ela acrescenta que setor de saúde da unidade está sempre buscando ações orientativas e de atendimento, com a finalidade de conscientizar e despertar as custodiadas para a importância da atenção da mulher à própria saúde.

O que é o câncer de mama?

É um tumor que se desenvolve na mama em consequência de alterações genéticas. É a doença que mais mata mulheres no mundo e as chances de aparecer aumentam a partir dos 45 anos até os 70 anos. A doença pode aparecer mais cedo, caso haja incidências na família. Por isso, o exame de mamografia é indicado a partir dessa idade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente em 2018 no Brasil, estimam-se 60 mil novos casos de câncer de mama.





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui