Misc recebe encontro Municipal de Mulheres Negras

0

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) recebe neste sábado (27) o Encontro Municipal de Mulheres Negras. O objetivo é debater as demandas de inclusão social e econômica desta população frente ao momento político atual e a conscientização contra o racismo e o sexismo. O evento, realizado por lideranças da causa na Capital, comemora os 30 anos do 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras.

Sob a temática “Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil”, a discussão contará com representantes de religiões de matriz africana e quilombolas dos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Barra dos Bugres, Poconé e Chapada dos Guimarães.


Na programação haverá mesa redonda com a estudante e cineasta Isabela Ferreira, diretora do filme “Como ser racista em 10 passos”, que trata da relação deste público com a mídia. Além disso, a jornalista Neusa Baptista, autora do livro “Cabelo Ruim?”, falará sobre seu estudo “Ativismo de mulheres negras em Cuiabá: práticas de comunicação e vinculação social”.

Também participa da roda a pedagoga e mestre em Educação, Zizele Ferreira, que também é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Nepre-UFMT). As estudantes de Psicologia da mesma universidade, Talita Gonçalves e Mariana Lopes, por sua vez, falarão sobre “Juventude negra e LGBT”.

  Motociclista morre após bater na traseira de caminhão quebrado em Mato Grosso

De acordo com a organização, os negros (pretos e pardos) somam 54% da população brasileira e 5,5 milhões de mulheres se autodeclaram negras no país, reunindo o maior contingente populacional e uma grande parte do eleitorado. Em Cuiabá, há mais de 180 mil mulheres autodeclaradas negras.

Nesse contexto, o Misc reforça seu compromisso com a diversidade, consolidando o papel da gestão de manter um espaço democrático e acessível a todos. “Trabalhamos para que o Museu esteja sempre recebendo frequentadores, que inevitavelmente terão acesso à história e cultura expostas. Esta é uma casa e como casa, está sempre aberta a visitas”, diz o diretor do espaço, Cristóvão Gonçalves.

O encontro, que acontece de 13h30 até às 18h, é preparatório para a etapa estadual, que acontece em Cuiabá, no dia 30 de novembro, e a nacional, entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Goiânia (GO).

Em Mato Grosso já foram realizadas reuniões municipais em Sinop e Acorizal. Outras devem ser realizadas também em Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande. Em Cuiabá, o evento é organizado pelo Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune) e pelo Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso.

 





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui