Saúde realiza 320 exames preventivos do Câncer do Colo do Útero no dia “D” da campanha

0

A Secretária de Saúde realizou no último sábado, 20, o dia “D” da Campanha de Preventivo de Câncer de Colo de Útero. A mobilização aconteceu das 08h as 17h em todos as unidades de saúde da cidade. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa que realizada uma programação diversificada com foco na saúde da mulher. Durante todo dia de campanha foram realizados 320 Exames Preventivos do Câncer do Colo do Útero, além de 62 testes rápidos em mulheres para identificar doenças como HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. A programação teve ainda o acompanhamento das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.

Conforme a enfermeira Luciane Mayer o número de exames ficaram acima da expectativa. “Tínhamos uma projeção de um público de 300 exames, porém, através da mobilização que foi feita, conseguimos realizar 320 exames, o que é um número extremamente positivo, diante da importância do exame”. Relata.

Importância do Exame


O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. Este exame é tido pelos médicos como a principal estratégia para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.

  Segunda etapa do Concurso Público de Nova Mutum será realizado neste final de semana

Esta é a principal razão pela qual a regularidade do exame preventivo é tão importante: ele é capaz de poupar mulheres de passar por todo o desgaste físico e emocional da luta contra o câncer, proporcionando maiores chances de um tratamento de sucesso.

Quem deve fazer

Todas as mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo periódico ao menos uma vez ao ano – em especial, as mulheres entre a faixa etária dos 25 aos 59 anos.

Muitas mulheres ainda relutam por adotar o exame preventivo como procedimento de rotina, seja por vergonha ou por medo. É necessário lembrar do benefício imenso que ele significa para a saúde, e que através dele é possível minimizar as chances de problemas drásticos no futuro.





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui