Dezenove não são reeleitos em Mato Grosso; Veja quem são

0
Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Mais da metade das 35 vagas em disputa no Estado na eleição do dia 7 de outubro foram serão ocupadas a partir do ano que vem por caras novas, comprovando que o cidadão mato-grossense estava descontente com o atual cenário político. As maiores mudanças aconteceram na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, que teve menos de 1% de reeleitos.

Ao todo, das 35 vagas houve apenas 16 reeleições e 19 mudanças. A principal com certeza é a do Governo do Estado, que teve o atual governador Pedro Taques (PSDB) amargando o terceiro lugar, atrás de Wellington Fagundes (PR) e de Mauro Mendes (DEM), que estava quatro anos afastado da vida pública.

No senado não houve políticos tentando reeleição, portanto os dois candidatos eleitos, o ex-senador Jayme Campos (DEM) e a juíza aposentada Selma Arruda (PSL) podem ser vistos como novidade.

Já na Câmara Federal, apenas o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) se reelegeu. Victório Galli (PSL), Valtenir Pereira (MDB) e Ezequiel Fonseca (PP) não tiveram o mesmo sucesso nas urnas. Os deputados Nilson Leitão (PSDB) e Adilton Sachetti tentaram o Senado e não saíram vitoriosos. Já Fábio Garcia se tronou o primeiro suplente do senador eleito Jayme Campos.

  Funcionário que fazia manutenção de caixas eletrônicos é preso ao furtar R$ 5 mil de banco em MT

Na Assembleia Legislativa não forram reeleitos Pedro Satélite (PSD), Wagner Ramos (PSD), Silvano Amaral (MDB), Oscar Bezerra (PV), Adalto de Freitas, o ‘Daltinho’ (SD), Saturnino Masson (PSDB), Mauro Savi (DEM), Gilmar Fabris (PSD) e Zeca Viana (PDT). Por coincidência, todos estes parlamentares foram pelo menos citados na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa.

José Domingos Fraga (PSD), que também foi alvo da delação de Silval, não disputou nenhum cargo nesta eleição, assim como Baiano Filho (MDB) decidiu desistir da reeleição para coordenar campanha de Mauro Mendes (DEM). O deputado Leonardo Albuquerque (SD) disputou e conseguiu uma das vagas para federal.





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui