Sinop demite comissionados para cortar gastos

0
A Prefeitura de Sinop implantará uma série de medidas, que tem como objetivo a redução e controle de despesas com a folha de pagamento da Prefeitura Municipal. Conforme o decreto nº 177/2018, as medidas foram adotadas para que a administração mantenha os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Uma das medidas prevê que as secretarias municipais e demais órgãos reduzam, em 20%, os gastos com cargos comissionados e funções de confiança, a partir de 1º de agosto. Também foi determinada redução de 50% com horas extras, suspensão de afastamentos para qualificação dos servidores e redução de 50% com pagamentos de verbas indenizatórias.
Para a edição do decreto, a prefeitura considerou os altos valores determinados pela Justiça para incorporações das progressões salariais dos servidores públicos e os altos valores que  já é obrigada a atender referentes aos reajustes de remuneração decorrentes da conversão da moeda para URV. Tanto as incorporações como os reajustes impactam diretamente nos gastos com a folha.
Após o decreto instituída uma comissão de avaliação e controle, presidida pela Secretaria Municipal de Administração e composta por servidores das pastas de Finanças e Orçamento, diretoria executiva contábil, diretoria executiva de Gestão de Pessoas e Procuradoria Jurídica da prefeitura.
Além do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, as medidas têm como objetivo garantir o equilíbrio das contas públicas e manter os investimentos públicos indispensáveis ao incremento da economia local. Caso as medidas adotadas não sejam suficientes, outras poderão ser editadas e não há prazo final para a validade do decreto.
Atualmente, Sinop conta com 3.186 servidores públicos, desse 447 são comissionados, sendo que dos cargos em comissão 233 são servidores concursados que exercem cargos de confiança, ou seja, do total apenas 214 são considerados comissionados puros.

  Cratera em obra parada impede acesso de moradores de bairro até o Centro de Rondonópolis


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui