Agricultor mato-grossense também é campeão na preservação ambiental

Programas da Aprosoja auxiliam os produtores rurais a produzir de forma sustentável

0

No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. Mais de cinco mil produtores rurais fazem parte da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e transformaram o estado em uma potência na produção de grãos.
“Os produtores rurais de Mato Grosso são exemplo de trabalho com eficiência e cuidado com o meio ambiente. Por isso, merecem ser parabenizados pelo seu dia e por fazerem o Estado cada vez mais forte”, diz Antonio Galvan, presidente da associação.
O trabalho no campo é uma tarefa complexa e que exige dedicação e amor pela agricultura. Em Mato Grosso, são cultivados 9,5 milhões de hectares de soja e 4,5 milhões de hectares de milho, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Mesmo com uma produção de larga escala, os produtores rurais do Estado também são campeões em eficiência e sustentabilidade.
As lavouras representam 8% da área ocupada em Mato Grosso e 63% da área total do Estado é preservada, sendo que deste total preservado, 34,5% estão dentro de propriedades rurais, de acordo com o estudo “Atribuição, Uso e Ocupação das Terras de Mato Grosso”, realizado em 2017 pela Embrapa Monitoramento por Satélite.
A Aprosoja tem trabalhado para informar e abastecer seus associados com ferramentas que auxiliam a preservação. O projeto Guardião das Águas é exemplo desta preocupação, cujo objetivo é orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro das nascentes em Mato Grosso.
O projeto iniciou em Tapurah, município da região Norte do estado. Lá, foram encontradas 805 nascentes, das quais 603 estavam em áreas de agricultura. De acordo com o levantamento, 95% das nascentes deste município estão preservadas.
O Soja Plus já é consagrado como uma ferramenta que auxilia produtores rurais no cumprimento das legislações ambiental e trabalhista brasileira. Atualmente, mais de mil propriedades rurais de Mato Grosso participam do programa e o objetivo é dobrar o número de adesões até o final de 2020. Em 2016 e 2017, a Aprosoja assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a China e a Europa, respectivamente, onde a soja produzida no Estado foi reconhecida como sustentável.

  Indea apresenta avanços no Plano Estratégico 2017-2026 a médicos veterinários




| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui