Sine cadastra venezuelanos em Cuiabá

0
Cuiabá recebeu 119 venezuelanos. Os 24 que chegaram ao município na última terça-feira (24.07) já foram alocados no centro de Pastoral do Migrante, no Bairro Carumbé, e estão recebendo encaminhamento para vagas de emprego, além de participar de cursos ministrados no local.

Os imigrantes passaram por triagem realizada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) e alguns deles, inclusive, já participaram de processos seletivos de empresas da capital nesta semana.
Dono de uma corretora de seguros, Paulo Borges, esteve no local procurando por mão de obra e contou sobre as motivações que o fizeram ir até lá. “Percebi a grande necessidade deles e descobri que tem pessoas com boa formação aqui”, destaca o proprietário da Correta Seguros.
“Hoje, no mercado de trabalho, está muito difícil encontrar pessoas com boa formação e que queiram trabalhar, então vim procurar este perfil, alguém que tenha compromisso e que vista a camisa da empresa. Se der certo, pretendo voltar aqui, pois tenho mais duas vagas em aberto”, continua Borges.
Os imigrantes também recebem aulas de português na Pastoral. O professor voluntário Jemerson Santos ministra o curso há cerca de um mês para os moradores do local. “Venho aqui toda quarta-feira e dou duas horas de aula, das 14h às 16h, para os venezuelanos, haitianos e qualquer outro que estiver por aqui”, declarou o professor.
Segundo Miranir Oliveira, superintendente da Família e Serviços Socioassistenciais, cerca de 85% dos venezuelanos já possuem vida autônoma, ou seja, conseguiram vaga de emprego e um local para morar fora da Pastoral do Migrante.

  Jardim Vitória recebe Mutirão da Limpeza pela segunda vez em 2018


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui