mais agilidade
Arquitetos de Mato Grosso querem agilidade na aprovação de projetos
Entidades de arquitetura e urbanismo se reúniram com prefeito de Cuiabá
Publicado em 17/03/2018 às 08:01 | Simone Alves
+ -





O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), André Nor,  e alguns conselheiros estiveram em reunião com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na tarde desta quinta-feira (15), para propor uma agenda de trabalho em conjunto. O encontro ocorrido no Palácio Alencastro foi o primeiro diálogo desta nova gestão do conselho diretamente com o gestor público.
De acordo com Andre Nor, a audiência, que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, visou levar propostas para melhorar a infraestrutura de atendimento aos profissionais da categoria e indicar formas de dar agilidade aos processos.  “Temos que focar na forma de simplificar os trâmites de processos de licenciamento, compartilhar as responsabilidades entre o profissional que projeta e o profissional que representa o órgão público, principalmente na análise de alvarás e licenças. A demora para aprovar um alvará de construção estimula a irregularidade e a informalidade urbana. Perde o arquiteto, o cliente, a sociedade e a prefeitura por deixa de arrecadar”, pontuou o presidente do CAU/MT.
Representando a Associação dos Profissionais da Arquitetura (ASPA), José Costa Marques, que também conselheiro do CAU/MT, disse que as entidades estão dispostas a se unirem para levar avanços à categoria. “Temos ideias para que o profissional arquiteto e urbanista ganhe tempo com relação à documentação de obras. Os servidores podem focar no que é realmente necessário. E queremos trazer soluções que contemplem as dificuldades da administração pública”, destacou.
O prefeito agradeceu pela forma de abordagem do CAU/MT e já se prontificou em criar a agenda de encontros entre os profissionais e os órgãos públicos, inclusive com reuniões com a presença dele e dos secretários. “Esta proposta de parceria me deixa contente. Vamos montar um cronograma de encontros inclusive para avaliar os avanços. Este trabalho de aproximação entre prefeitura e entidades já vem sem realizado e mostra resultados”, disse Pinheiro.
A conselheira Vanessa Bressan Koehler disse que o resultado da reunião com a prefeitura de Cuiabá surgirá como um modelo que poderá ser replicado a outros municípios. “Queremos compartilhar as soluções. As dificuldades em Cuiabá muitas vezes são as mesmas em outras cidades”, comentou Vanessa.
O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Mato Grosso (IAB-MT) também esteve representado na reunião.

Leia:  Homem é assassinado após discussão por dívida de terreno
O CAU/MT estará colhendo sugestões a serem apresentadas à prefeitura.





Deixe um comentário

avatar
   
Notificar