Folia e salto alto: combine os dois sem prejudicar a sua coluna

0

 Falta muito pouco para a folia começar. Aliás, se o pré e o pós-carnaval também fossem considerados, a celebração duraria um bom tempo. Para arrasar no look, indepentende do quanto se comemore, não se pode deixar de lado uma peça essencial no samba: o SAPATO. Mas vá com calma antes de escolher um SALTO ALTO como o das rainhas de bateria.”É muito comum recebermos mulheres com DORES NAS COSTAS, após uma festa na qual usaram saltos altos”, afirma o ortopedista Pil Sun Choi, coordenador do Grupo de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva do Hospital S. José da Beneficência Portuguesa de SP.

Esse tipo de sapato desloca o centro de gravidade do corpo para frente, e a compensação do equilíbrio vem com a curvatura da espinha dorsal para dentro, causando a LORDOSE LOMBAR. Para que você consiga aproveitar bem todos os dias de bloquinhos e desfiles, vale prestar atenção nas DICAS sobre os saltos abaixo:

Com que salto eu vou? FOTO: thinkstock


COM QUE SALTO EU VOU? FOTO: THINKSTOCK

SALTO IDEAL

O salto ideal deve ter de 3 A 5CM, a fim de causar menos danos à coluna: “saltos maiores devem ser reservados aos eventos e, mesmo assim, a mulher deve estar preparada para ter dores nas costas e nos pés”, diz o especialista.

SALTO AGULHA

Os movimentos parecem mais limitados quando se está com ele nos pés. É o MENOS CONFORTÁVEL e demanda bastante equilíbrio.

BICO FINO

Apesar de elegante e de sempre chegar na frente, favorece a FORMAÇÃO DO JOANETE, uma espécie de calo no dedão do pé. No entanto, pode ser usado COM MODERAÇÃO.

  Milagre: mãe salva filho em acidente dramático

SALTO QUADRADO

Menos prejudicial do que os citados acima, pois proporciona MAIS ESTABILIDADE; além de ser muito mais confortável de andar.

ANABELA

Caso o calçado tenha 10 CM OU MAIS DE SALTO, prefira outros e o deixe no recuo. Anabelas com saltos muito altos podem provocar DOR NA PLANTA DO PÉ, já que 90% do peso do corpo é transferido para a parte anterior dele.

SAPATO SEM SALTO

Com ele, você tem a sensação de sair dançando sem limites. E não há problemas nisso, se for de vez em quando. Mas lembre-se que não ter apoio algum PODE GERAR LESÕES e transferir a sobrecarga para outros membros.

PLATAFORMA

Esse é o SALTO CAMPEÃO das recomendações, justamente pela ESTABILIDADE que oferece à coluna. No entanto, vale ressaltar: a diferença ente a parte anterior e posterior do sapato não deve ultrapassar 4cm.

E SE VOCÊ FOR FICAR EM PÉ O TEMPO TODO?

O médico recomenda ALTERNAR O APOIO DOS PÉS, mantendo um esticado enquanto o outro fica ligeiramente dobrado (ora no direito, ora no esquerdo). Esse hábito irá RETIFICAR A LORDOSE LOMBAR e diminuir o sobrepeso nas estruturas vertebrais.

Lembre-se de que é importante procurar ajuda de um MÉDICO diante dos primeiros SINAIS DE DOR nas costas – remédios caseiros ou anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem camuflar o problema e não tratar diretamente a causa dele.

TALITHA PARLAGRECO


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui