Em vídeo falso, Coreia do Norte goleia e vai à final da Copa

0

 Em um vídeo postado na internet, a Coreia do Norte, país ditatorial com tradição nula no futebol, goleia seus adversários na Copa do Mundo do Brasil e se credencia para disputar a final com Portugal. O vídeo surreal é todo falado em coreano e apresentado como se fosse uma reportagem real. Na vitoriosa campanha da Coreia do Norte, o país teria batido a China por 2 a 0, os Estados Unidos por 4 a 0 e o Japão por um implacável 7 a 0.

 
 
O vídeo ainda mostra a Arena Corinthians como se fosse um dos estádios em que o time norte-coreano jogou. Aparecem ainda imagens dos gols que a Coreia teria feito e a torcida norte-coreana aplaudindo seu time no estádio. Como cereja do bolo, há uma cena da Fan Fest da Fifa no Rio de Janeiro com o telão exibindo imagens do ditador Kim Jong-un. Por fim, a apresentadora anuncia que a equipe norte-coreana iria disputar a final do torneio contra Portugal, de Cristiano Ronaldo.
 
 
 
Paródia – A "reportagem" – postada no obscuro canal Korea News Backup no Youtube – está sendo apontada como uma paródia feita por sul-coreanos para satirizar o regime comunista, que manipula a comunicação para fazer propaganda oficial. A âncora do telejornal parece ter sido dublada por alguém com sotaque sul-coreano. Além disso, os jogos da Copa passaram na Coreia do Norte, mas com atraso de várias horas.
 
 
No entanto, apesar da brincadeira, é notória a capacidade norte-coreana de tentar alterar a realidade. Na cerimônia do funeral do ditador Kim Jong-il, em 2011, o governo manipulou as fotos para aumentar o número de pessoas chorando nas ruas de Pyongyang. Há pouco menos de dois anos, a agência estatal KCNA confirmou para a população do país a existência de unicórnios. Os norte-coreanos também manipulam fotos de testes militares e de eventos históricos.
 
 
Saindo do universo paralelo e voltando à realidade, a Coreia do Norte participou apenas de duas Copas, em 1966 e em 2010. Na África do Sul, há quatro anos, a Coreia do Norte perdeu para o Brasil (2 a 1), para Portugal (7 a 0) e para a Costa do Marfim (3 a 0).
 
 
 
 

VEJA

  Avião que transportava jogador argentino desaparece entre a França e o Reino Unido

| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui