Ginástica facial para combater as rugas

Fonte: CENÁRIOMT

15 51

A ginástica facial para combater as rugas era popular entre muita gente mas nunca tinha sido alvo de nenhum estudo com critérios científicos.

Treinamos os músculos do corpo, porque não treinar os do rosto? A ginástica facial promete resultados que passam pela suavização das rugas de expressão, já que fortalece a musculatura e ajuda os músculos a relaxar.

Até há pouco tempo não havia nenhum estudo sério que tivesse avaliado os resultados, agora há e os resultados foram surpreendentes. Um estudo da Association of facial exercise with the appearance of aging, publicado na revista JAMA Dermatology, por um conjunto de dermatologistas da Feinberg School of Medicine, da Northwestern University, em Chicago (EUA), veio mudar isso.

Conclusões do estudo sobre a ginástica facial para combater as rugas:

Mulheres de meia-idade que fizeram um programa de exercícios durante cerca 20 semanas, por um lado, sentiram-se mais satisfeitas com a sua aparência, por outro, foram na globalidade consideradas três anos mais novas por dermatologistas em testes cegos.

[Continua depois da Publicidade]

Os princípios desta modalidade passam por mobilizar os músculos, alguns deles pouco usados, dando-lhes mais volume e estimulando a circulação sanguínea, promovendo assim uma aparência mais jovem.

Ginástica facial para combater as rugas, alguns exemplos:

EXERCÍCIOS PARA A TESTA

  • Coloque os dedos indicadores e médios do início e no fim das sobrancelhas, formando um V, puxe a pele para cima e para baixo 10 a 15 vezes.
  • Coloque os dois dedos indicadores junto às sobrancelhas e deslize-os para cima, até a raiz do cabelo. Repita em toda a extensão da testa várias vezes.

EXERCÍCIOS PARA A REGIÃO DA BOCA AS MAÇÃS DO ROSTO

  • Encha as duas bochechas de ar e movimente-o de um lado para o outro, enchendo e esvaziando alternadamente cada uma delas.
  • Faça um sorriso forçado, o mais rasgado possível, durante cerca de dez segundos e volte à posição inicial. Repita dez vezes. Pode fazer a mesma coisa mas usando as mãos para segurar as bochechas quando está a sorrir, mantendo a pressão – para aumentar a resistência – ao mesmo tempo que desfaz o sorriso.

EXERCÍCIOS PARA A ZONA DOS OLHOS

  • Abra bem os olhos – como se estivesse surpreendida – e, de seguida, semicerre-os. Repita dez vezes.
  • Eleve o olhar para o teto, depois para a direita e para a esquerda. Repita cinco vezes.
  • Feche completamente os olhos, com força, permaneça assim cinco a dez segundos, e abra. Repita cinco vezes.

EXERCÍCIOS PARA O PESCOÇO

  • Coloque a língua no céu-da-boca, como se fosse emitir um estalinho, e permaneça assim cinco a dez segundos.
  • Imagine uma maçã pendurada por cima da cabeça e faça um movimento de pescoço e boca para tentar alcançá-la e dar uma dentada.
  • Levante a cabeça para o teto, levante o queixo e junte os lábios, até sentir a pele do pescoço a esticar. Mantenha durante alguns segundos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.