Mato Grosso,

 

   
  Variedades CIÊNCIA  
 

Prepare-se para o eclipse de hoje, que é apelidado de 'Lua de sangue'

 
sp space  
 

Livro escrito pelo pastor americano John Hagee relaciona série de eclipses totais a profecia bíblica

 
space space

comente

 
comente []    
comente [7]    
 
 
 
space space
 
imprimirImprimir space   Diminuir TextoDiminuir texto space Aumentar TextoAumentar texto
 
space space  
 
 
space
 
space

Martin Pugh/Nasa

space

Prepare-se para o eclipse de hoje, que é apelidado de 'Lua de sangue'

space
space

space
space
space

 O eclipse lunar que vai acontecer na madrugada desta terça-feira é o primeiro de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em sequência — um fenômeno conhecido como tétrade. Por causa da coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse total, ela recebe a denominação informal de "Lua de sangue". Esse fenômeno esteve ligado a diversos tipos de crenças ao longo da história, e o lançamento do livro Four blood moons: Something Is About to Change (Quatro luas de sangue: algo está prestes a mudar, em tradução livre), no ano passado, aumenta as discussões sobre o assunto.

 
 
Escrito pelo pastor americano John C. Hagee, a obra trata especificamente da tétrade que se inicia nesta madrugada e chega ao fim em setembro de 2015. O autor relaciona o evento que se aproxima com um versículo bíblico do Antigo Testamento, que diz: "O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor".  A próxima tétrade é considerada especialmente significativa, porque coincide com duas importantes festividades judaicas: a Páscoa ou Pessach, que celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, e a Festa dos Tabernáculos, que remete ao tempo vivido em tendas, durante a peregrinação pelo deserto.
 
 
Para a ciência, porém, a tétrade é um fenômeno perfeitamente explicado e previsível: só neste século serão oito, sendo a que se inicia no dia 15 a segunda delas. "O calendário judaico é baseado na Lua, e eventos festivos comumente correm em dias de Lua cheia, quando também há eclipses. Por essa razão, os eclipses eventualmente coincidem com essas datas", explica Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos. Já a cor avermelhada na Lua ocorre porque os raios de Sol que iluminam o satélite nesta ocasião são filtrados pela atmosfera da Terra, e chegam a ele com menos luz azul e mais vermelha.
 
Para ver — O eclipse será visível a olho nu em todo o Brasil, na madrugada desta segunda para terça-feira. A partir das 2h58 (horário de Brasília), a Lua começa a adentrar a umbra, parte central e mais escura da sombra da Terra, e poderá ser vista "sumindo". Essa etapa será concluída às 4h06 da manhã, quando a Lua estará totalmente encoberta pela umbra. Ela permanecerá assim por mais de uma hora, e começará a sair da sombra às 5h24, reaparecendo no céu.
 
 
Os três outros eclipses lunares que completam a tétrade vão ocorrer em 8 de outubro de 2014, 4 de abril e 28 de setembro de 2015. Dentre eles, segundo Rojas, apenas o último terá uma boa visibilidade no Brasil.

  space
 
 
loading...
space
 

Notícias de Lucas do Rio Verde

 
space

Destacamos em Variedades

space space space space space space

Álcool prejudica corpo das mulheres mais do que dos homens; saiba como
09:47h | 27/04/2015

space

Fumar narguilé aumenta exposição ao benzeno, podendo causar leucemia
13:29h | 24/04/2015

space

Modelo que ganhou fama com barriga sarada na gravidez posta foto do filho
15:39h | 24/04/2015

space

Velozes e Furiosos 7 lidera bilheterias
22:11h | 26/04/2015

space

Jogador flagrado fazendo sexo com torcedora tenta o perdão da namorada
  Jogador flagrado fazendo sexo com torcedora tenta o perdão da namorada  
space  
  13:59h | 24/04/2015  
  Namorada disse ter ficado chocada ao saber o que ele havia feito e como tudo foi divulgado nas redes sociais  
Um terço dos bebês de 6 meses já usa tablets e smartphones, diz pesquisa
  Um terço dos bebês de 6 meses já usa tablets e smartphones, diz pesquisa  
space  
  16:41h | 25/04/2015  
  Contato com os dispositivos móveis acontece antes mesmo de as crianças começarem a andar ou a falar  
 
 
space
space

GENTE EU VI FOI MUITO MANEIRO



EU AMEI.
QUERIA VER TODO DIA.
Nataly
nossa parabéns , por você ter visto foi legal,ou foi mais ou menos . eu queria ter visto mais sou de dormir cedo demais ai acostumou.sabe.
Thaiza Francisco De Assis Jaloto
eu vou ver porque e a primeira das 4 que segue e são datas comerativas em israel e as outras tetrade não são datas comemorativas
juca
costei do assuto quero saber mas coiza sobre isso
antonio
DEUS ESTA VOLTANDO MEUS AMIGOS
RAYAD
Nossa eu moro em itajai e hoje é terça dia 15/04/14. sera que eu vou conseguir ver a lua de sangue ou ja passou? nunca tinha ouvido falar disso só do eclipsi eu tava tao ansiosa que disseram que era ontem meu pai acordo e eves de eu ir ver estava cheia de cansasso e eu n consegui ver mas ja que vai ser hoje :D felicidade é a minha e de todos q gostam de ver fenomenos
Amanda
So Deus pra fazer voçê Rodrigo Abençoado de Deus entender o Amor dele por vc ..Voçê é tão ignorante que nem, consegue parar e pensar sobre sua existencia.
A palavra de Deus e viva,e não mentira e verdade,é tão verdade que sua vida está escrita Nela ,ou sera que vc veio do Macaco..será que o Macaco que foi quem te criou..então meu amigo Pare de falar mal da palavra de Deus .Pois isso só entende quem é inteligente. entende como foi que gerado dentro do ventre da Mãe,entende por que está respirando ,pois se Deus não Permitir nem isso voÇê consegue ,Pois seu depende da aprovação de Deus ...
lucilaine sobottka
space
space

 PUBLICIDADE
space
 


space