• Sábado, 29 de Abril de 2017
Belicosa
NETNOGRAFIA E O PODER DO CONSUMIDOR
Publicado em 19/03/2017 às 20:28
+ -



Em tempos de coleta de dados, o nosso comportamento na web também é sinônimo de dinheiro. E áreas ligadas ao marketing, varejo e mercado financeiro estão de olho em vocês através da netnografia.

 

 

Antes que me pergunte o que é essa tal de netnografia, explico: é um método de analise mercadológica que utiliza informações disponíveis publicamente em ambiente digital para compreender melhor as necessidades do consumidor.

 

Pode parecer distante de você, mas as empresas, marcas e profissionais liberais utilizam a netnografia como ferramenta para entender seu público alvo e assim influenciar suas escolhas na internet.

 

Neste momento tem uma empresa se utilizando dessa metodologia para analisar o seu comportamento online e, em seguida, já lhe sugerir um produto ou serviço para consumir.

 

 

Já observou como recebe e-mails marketing de empresas que nunca visitou? Ou mesmo, quando acessa sua rede social, já disparam um produto ou serviço relevante para você? Isso é devido a um monitoramento e análise do seu comportamento através da netnografia.

 

Apesar de muito utilizada, a netnografia é mais complexa do que análise de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro. É um método bastante sofisticado, que utiliza pesquisas qualitativas de ultima geração.

 

 

Vale a pena observar seu comportamento e quem mais influencia seu consumo; certamente a netnografia estará presente para estudar, analisar e compreender o porquê do nosso consumo no universo digital.

 

Além disso, é com a netnografia que estabelecemos o significado e a imagem de uma marca, adequamos a comunicação de um produto ao seu território, e produzimos insights e tendências que provavelmente você e eu estaremos usando daqui a 4 anos.

 

Não importa de que geração você seja, certamente em ambiente digital haverá um nicho de mercado focado em você com o objetivo de incentivar seu consumo, mas também de fazer com que você encontre mais pessoas que tenham culturas, hábitos e valores parecidos com os seus, afim de lhe integrar dentro de uma tribo, com direito a um universo feito para você.

 

Ah!!!! Belicosa, isso não me pega! Sou analógico como meus avós. Ok! Cara pálida, mas, se você ou seu avô tem um smartphone com acesso a internet, saiba que estão sendo observados por alguém que pode oferecer oportunidades únicas de se atualizar, consumir e de encontrar sua turma através da netnografia.

 

 

Imagine que somos um texto sofisticado circulando pela internet. A netnografia é capaz de nos interpretar em ambiente digital, produzir informações a partir dos nossos dados, nos inserir num livro aonde gostaríamos de estar.

 

A netnografia é mais do que uma pesquisa ou monitoramento. É a oportunidade que temos de aliar a ciência e análise qualitativa às nossas vidas, e fazer com que ambientes de trabalho, produtos, e até as relações humanas sejam mais a nossa cara. Pense Nisso!

 

Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br.


SOBRE O AUTOR

Maria Augusta Ribeiro

ELA É BELICOSA ...

Maria Augusta Ribeiro é profissional da informação, especialista em comportamento digital e netnografia.

É formada em Direito, Administração com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universal Class da Florida.

A paixão pela comunicação digital influenciou sua atividade E ha 5 anos escreve para o site Belicosa.

Empreendedora, encara o universo digital como ferramenta de transformação. Com pequenos artigos, provoca a sociedade sob a ótica da geração “X” e das mudanças de comportamento tanto no físico como no digital.

Maria Augusta é voluntaria do instituto Flauta Magica. Coordenadora de comunicação da BPW Brasil e America Latina. Colunista dos sites Claudia Matarazzo e Wepick, além de ser Líder do Climate Reality Change.

Últimos envios

Se liga no Darwinismo Digital

Publicado em 04/04/2017

O perigoso universo dos youtubers Kids

Publicado em 28/03/2017

NETNOGRAFIA E O PODER DO CONSUMIDOR

Publicado em 19/03/2017

Os perigos da tecnologia para os pequenos

Publicado em 15/03/2017

Netnografia e o poder do comportamento digital.

Publicado em 07/03/2017

VÍCIO EM SELFIE

Publicado em 15/02/2017

A culpa é dos Millenials?

Publicado em 08/02/2017

SMARTPHONE E CRIANÇAS PERIGO A VISTA

Publicado em 31/01/2017

Falha na Segurança Digital da Geração Y

Publicado em 03/01/2017

NOTÍCIAS FALSAS E VOCÊ. O QUE TÊM EM COMUM?

Publicado em 29/12/2016

Preparados para o consumo by Geração Z?

Conhecidos como “a geração dos plurais”, os na[…]

Publicado em 19/12/2016

Influenciadores e Mídia Paga nada a ver

[…]

Publicado em 17/11/2016

Somos todos All Line

[…]

Publicado em 04/11/2016

Desinformação Digital

[…]

Publicado em 28/10/2016

Desafios da Inclusão Digital Feminina 3.0

[…]

Publicado em 23/10/2016

Tecnologia demais, tempo de menos.

[…]

Publicado em 16/10/2016

Tecnologia de mais, tempo de menos.

[…]

Publicado em 09/10/2016

A nova cara das redes sociais

Debater o uso das redes sociais na vida das pe[…]

Publicado em 05/10/2016

Para que serve essa tal de Netnografia?

[…]

Publicado em 03/10/2016

Mais Conversa e Menos Conexão

Não importa se você é da geração X, Y, Z, ou d[…]

Publicado em 20/09/2016

Quanto vale a sua opinião?

[…]

Publicado em 18/09/2016

O que será da sua rede social quando você morrer?

[…]

Publicado em 09/09/2016

Internet: A máquina de moer reputações.

[…]

Publicado em 06/09/2016

O nosso momento “online” de consumir

[…]

Publicado em 27/08/2016

Eleições 2016 e a era do marketing político digital, por Maria Augusta Ribeiro

Eleições onde candidatos eram munidos de campa[…]

Publicado em 24/07/2016