• Domingo, 22 de Outubro de 2017
Belicosa
NETNOGRAFIA E O PODER DO CONSUMIDOR
Publicado em 19/03/2017 às 20:28
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Em tempos de coleta de dados, o nosso comportamento na web também é sinônimo de dinheiro. E áreas ligadas ao marketing, varejo e mercado financeiro estão de olho em vocês através da netnografia.

 

 

Antes que me pergunte o que é essa tal de netnografia, explico: é um método de analise mercadológica que utiliza informações disponíveis publicamente em ambiente digital para compreender melhor as necessidades do consumidor.

 

Pode parecer distante de você, mas as empresas, marcas e profissionais liberais utilizam a netnografia como ferramenta para entender seu público alvo e assim influenciar suas escolhas na internet.

 

Neste momento tem uma empresa se utilizando dessa metodologia para analisar o seu comportamento online e, em seguida, já lhe sugerir um produto ou serviço para consumir.

 

 

Já observou como recebe e-mails marketing de empresas que nunca visitou? Ou mesmo, quando acessa sua rede social, já disparam um produto ou serviço relevante para você? Isso é devido a um monitoramento e análise do seu comportamento através da netnografia.

 

Apesar de muito utilizada, a netnografia é mais complexa do que análise de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro. É um método bastante sofisticado, que utiliza pesquisas qualitativas de ultima geração.

 

 

Vale a pena observar seu comportamento e quem mais influencia seu consumo; certamente a netnografia estará presente para estudar, analisar e compreender o porquê do nosso consumo no universo digital.

 

Além disso, é com a netnografia que estabelecemos o significado e a imagem de uma marca, adequamos a comunicação de um produto ao seu território, e produzimos insights e tendências que provavelmente você e eu estaremos usando daqui a 4 anos.

 

Não importa de que geração você seja, certamente em ambiente digital haverá um nicho de mercado focado em você com o objetivo de incentivar seu consumo, mas também de fazer com que você encontre mais pessoas que tenham culturas, hábitos e valores parecidos com os seus, afim de lhe integrar dentro de uma tribo, com direito a um universo feito para você.

 

Ah!!!! Belicosa, isso não me pega! Sou analógico como meus avós. Ok! Cara pálida, mas, se você ou seu avô tem um smartphone com acesso a internet, saiba que estão sendo observados por alguém que pode oferecer oportunidades únicas de se atualizar, consumir e de encontrar sua turma através da netnografia.

 

 

Imagine que somos um texto sofisticado circulando pela internet. A netnografia é capaz de nos interpretar em ambiente digital, produzir informações a partir dos nossos dados, nos inserir num livro aonde gostaríamos de estar.

 

A netnografia é mais do que uma pesquisa ou monitoramento. É a oportunidade que temos de aliar a ciência e análise qualitativa às nossas vidas, e fazer com que ambientes de trabalho, produtos, e até as relações humanas sejam mais a nossa cara. Pense Nisso!

 

Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br.


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SOBRE O AUTOR

Maria Augusta Ribeiro

ELA É BELICOSA ...

Maria Augusta Ribeiro é profissional da informação, especialista em comportamento digital e netnografia.

É formada em Direito, Administração com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universal Class da Florida.

A paixão pela comunicação digital influenciou sua atividade E ha 5 anos escreve para o site Belicosa.

Empreendedora, encara o universo digital como ferramenta de transformação. Com pequenos artigos, provoca a sociedade sob a ótica da geração “X” e das mudanças de comportamento tanto no físico como no digital.

Maria Augusta é voluntaria do instituto Flauta Magica. Coordenadora de comunicação da BPW Brasil e America Latina. Colunista dos sites Claudia Matarazzo e Wepick, além de ser Líder do Climate Reality Change.

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