evoluções
Tecnologia mudando o futebol: uma partida de cada vez
Publicado em 13/09/2017 às 20:16 | CenárioMT
+ -



Fonte: Unsplash

 

Desde a chegada do futebol ao Brasil com os ingleses, por volta do ano 1895, o esporte vem sofrendo grandes alterações. Os avanços tecnológicos do mundo e do Brasil trouxeram e trazem evoluções, muitas delas também no futebol.

 

As novas tecnologias vêm para atender as diferentes necessidades dentro de uma sociedade que é hoje sedenta por informação e interação. Sendo assim, o futebol teve que se adaptar dentro e fora das partidas.

 

Dentro do campo, as tecnologias trazem inovações nas ferramentas utilizadas por técnicos, jogadores, arbitragem e equipe de transmissão. Eles estão muito mais modernos. Esses 4 pilares do esporte garantem partidas muito mais rápidas e com mais passes de bola e ação, como também imagens mais avançadas.

 

Fora do campo, os torcedores querem ficar informados e interagirem com o esporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. E o marketing de cada clube como também das federações de futebol não poderiam perder esse público.

 

Para que essas mudanças, tanta internas como externas, acontecessem e continuem a acontecer algumas tecnologias foram desenvolvidas. A equipe de esporte do Cenário MT separou uma lista com as principais do momento. Algumas delas já estão sendo utilizadas, outras, ainda, estão chegando aos poucos aos campos de futebol brasileiros.

 

10 tecnologias que estão mudando e/ou querendo mudar o futebol dentro e fora do campo:

 

Fonte: Pixabay

 

 1.Cartão luminoso

O cartão luminoso serve para facilitar a arbitragem durante jogos noturnos. Nos quais muitos jogadores reclamam de não conseguirem ver a cor do cartão. O juiz precisa apenas apertar um botão para escolher a cor do cartão e ele se iluminar.

2. Aplicativos para mobiles

Existem vários aplicativos com diversas ferramentas para os torcedores aproveitarem ao máximo a experiência de cada partida, entre os que se destaca está o Infogol, um aplicativo que contém o máximo de informação e análises das principais partidas brasileiras e europeias, ele traz comentários de especialistas, estatísticas, placares ao vivo entre outros recursos. Nele é possível também realizar apostas.

3. Câmaras de vídeos

As câmaras de vídeos foram os principais avanços dentro do futebol, já que elas permitem alta definição de todos os lances, mostrando com muito mais detalhes faltas, agressões, mão na bola entre outros. Com o uso de replay a arbitragem pode fazer um julgamento muito mais justo com respaldo técnicos.

4. Painel eletrônico que chama a atenção

Só dê o painel ser eletrônico, já foi um enorme avanço, mas ele ainda pode melhorar apenas com um simples botão que fariam dispositivos, espalhados entre os árbitros, tremerem toda vez que se ocorre uma alteração no painel.

5. Apito eletrônico

Ao invés dos árbitros terem que usar apitos manuais que tiram o fôlego e ainda podem ser confundidos com apitos usados pelos próprios torcedores, o ideal seria usar apitos eletrônicos que fizessem um som mais característico e que fosse ampliado para caixas de som espalhadas pelo o estádio.

 

Fonte: FreeImages

6. Uniformes

Os uniformes também mudaram com camisas mais leves e elásticas, calções sem necessidade de cordões e meias super aderentes ao corpo. As tecnologias investidas em uniformes são inúmeras, sempre visando maior mobilidade dos jogadores para um alto rendimento e performance. A Nike é uma das principais empresas que investem no segmento.

7. Plataformas para assistir futebol online

Praticamente todo canal que transmite futebol na TV realiza também a sua transmissão online. Hoje, você pode assistir diferentes partidas acontecendo ao redor do mundo a qualquer momento apenas utilizando a internet.

8. Experiências dos torcedores no estádio

Os torcedores podem em alguns estádios do mundo, como o inglês Wimbledon, ter acesso a telas de alta definição enormes, assentos com sistema de aquecimento e entrega de comidas e bebidas sem ter que levantar do assento. Ou seja, realmente uma experiência completa e com muito conforto, a qual nem parece que você saiu de casa para assistir.

9. Compra de ingressos

A compra de ingresso também se tornou digital. Hoje é possível comprar os ingressos de forma totalmente online, o que agiliza a compra e garante acesso a jogos que antes seriam muito concorridos. Acabaram as filas dos torcedores para comprar ingressos. Alguns clubes estão criando até mesmo outras tecnologias para deixar essa compra ainda mais automática.

10. Redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram

As redes sociais, principalmente as 3 citadas acima mudaram a forma como os fãs, a media e os jogadores interagem e como a informação é transmitida. Tudo é discutido em tempo real e com muitos detalhes, já que a exposição é diária.

Enfim, o Brasil já deu largos passos para grandes mudanças em seu esporte nacional e vamos ficar de olho para quais serão as próximas novidades por aqui.






Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Notificar
avatar
wpDiscuz