• Domingo, 22 de Outubro de 2017
Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas é implantado
Publicado em 12/04/2017 às 07:23 | CenárioMT com Assessoria
+ -




O Sistema Estadual de Recursos Hídricos implantou na noite desta segunda-feira (10.04), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas. A proposta do fórum é de articular e mobilizar os comitês de bacias (CBHs) com objetivo de unificar as ações e fortalecer as decisões que resultem na conservação da água, mantendo a sua quantidade e qualidade.

 

O fórum é composto pelos 10 Comitês de Bacias existentes no Estado. Destes, oito são atuantes e dois estão em fase de consolidação. Para o superintendente de Recursos Hídricos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Magalhães Noquelli, a união dos CBHs dentro do fórum é importante devido às problemáticas em comum que os municípios têm. Ele acredita que por meio do compartilhamento dos conflitos e anseios as ações ficarão mais objetivas e renderão mais.

 

“Cada comitê que discute políticas de melhorias para os rios dos municípios abrangentes tem uma demanda diferenciada. O do Rio Cabaçal tem mais problemas com erosão, por exemplo, enquanto o do Rio Cuiabá tem em outra área. Cada um pede um tipo de auxílio para resolver as situações. Agora, se todos os comitês pedirem juntos, a demanda será unificada com os que têm problemas em comum”.

 

A gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leonice de Souza Lotufo, comemora a instituição do Fórum. Para ela, esse é um marco na gestão de recursos hídricos no estado, pois representa a força dos comitês que lutam pela conservação/preservação da água. “Estamos em um momento de fortalecimento das cobranças em benefício da água”.

 

A formatação do fórum ainda não está definida. Lotufo explica que todos os comitês serão representados no grupo, só falta decidir se será escolhido um representante da sociedade civil, poder público e usuário de água, que já participe dos CBHs, ou se o fórum será composto somente pela diretoria do comitê.

 

Trabalho integrado

O trabalho conjunto entre o poder público, privado e sociedade é visto positivamente pela presidente da Câmara de Educação e Capacitação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Soraya Modaelli. Ela compõe o Fórum do Estado de São Paulo e trouxe durante a cerimônia de posse do Fórum Mato-grossense a experiência dos trabalhos realizados.

 

“Conduzimos 21 comitês. Todos eles se uniram pela educação ambiental e fazem um processo contínuo de mobilização, capacitação e integração. A partir disso conseguimos fortalecer o fórum estadual, estabelecer parcerias e ampliar participação da juventude nos comitês”.

 

O secretário de Meio Ambiente e Turismo do município de Barão do Melgaço, Jairo Cesar Marques, está com ótima expectativa. “Essa é uma nova gestão na cidade e estamos nos inteirando do assunto. Fizemos questão de indicar um servidor público efetivo do município da pasta de meio ambiente para fazer a composição do comitê do Rio Cuiabá, porque hoje sou secretário, amanhã posso não ser, mas o trabalho voltado para água continuará e essa é a nossa preocupação. Esperamos contribuir nas ações”.

 

Na avaliação do presidente do o CBH dos Ribeirões Sapé e Várzea Grande (Covapé), que fica entre os municípios de Primavera do Leste e Poxoréu, Valnei Luiz Gueno, o fórum vai reunir a experiência dos comitês mais antigos e compartilhar com os novos comitês e, segundo ele, isso é de extrema importância para a realização de ações eficientes. “Alguns têm mais expertise e poderão ajudar o outro CHB que ainda não tem conhecimento em determinada área”.

 

 




Deixe um comentário

4 Comentários em "Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas é implantado"

Notificar
avatar
Ordenar por:   Novos | Antigos | Mais votado
Daniellah
Visitante
Ja tinha ouvido falar dessa brincadeira(se é que isso pode ser chamado de brincadeira), mas eu ao imaginava que alguem poderia entrar nessa troço. Eu so tinha vontade de “entrar nessa brincadeira” pra perguntar pro administrador do grupo se ele nao tem vergonha de incentivar outros a tirar sua propria vida, se a consciencia dele nao pesa, se ele nao sabe que o que ele ta fazendo é errado. Os pais tbm devem ficar atentos ao que os seus filhos andam fazendo, às suas “amizades”. Se a brincadeira consiste em 50 passos sendo que o ultimo é tirar a propria… Read more »
cirlly Daniela Silva dos Santos
Visitante
cirlly Daniela Silva dos Santos

isso serve de lição muitos pais não acompanha o que o filho tá vendo no celular, no computador etc.
Os Adolescentes de hoje e trancado nos quatro os pais tem que se liga que isso não é normal alguma coisa estranha acontece. Vamos orientar pais mas o seus filhos conversse Com eles cada vez mas .

Eunice rosa
Visitante

O diabo veio pra matar roubar e destruir.
Ele quer destruir tudo e todos, por isso devemos estar sempre atentos nas coisas de Deus.
Sempre ligados no trono de Deus

A
Visitante

Única coisa que eu acho, filhos dormirem com celular????? A menina deu tantos sinais, so que as pessoas nao aceitam, acha q vai passar sozinho.
Precisam sim buscar orientação, é muito comum adolescente ter depressão, mas precisamos buscar entender e ajudar. Isso nao passa, esses sinais ainda mais cortes no corpo, acredito que os pais precisam de mta orientação e ajuda tbm. As vezes nao estao preparados pra lidar com jovens de hoje, super inteligentes, espertos e independentes.

wpDiscuz