SUICÍDIO
Adolescente de Mato Grosso se mata após o ‘Desafio da Baleia Azul’
Publicado em 12/04/2017 às 07:23 | Wesley Santiago-OD
+ -



Rafael Trindade/Arquivo Pessoal

A Polícia Judiciária Civil (PJC) investiga a morte de uma adolescente de 16 anos, encontrada morta dentro de uma lagoa na cidade de Vila Rica (1.259 km de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (11). Existe a suspeita de que a menina tenha cometido suicídio por conta de um jogo chamado de ‘Desafio da Baleia Azul’, onde o objetivo é fazer com que os adolescentes realizem uma série de missões chocantes e, no fim, tirem a própria vida.

 

A assessoria de imprensa da Polícia Judiciária Civil (PJC) informou que a adolescente havia desaparecido às 03 horas. Familiares contaram que ela teria deixado uma carta, avisando que cometeria o suicídio por conta do desafio. O corpo da menina foi encontrado por volta das 14 horas desta terça-feira, dentro de uma lagoa na cidade.

 

Dois casos ligados ao ‘jogo da Baleia Azul’ são investigados

 

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer a retirada do corpo. Os chinelos da jovem foram encontrados ao lado da lagoa, o que indicou o local. A principal linha de investigação da polícia vai de acordo com o que está sendo veiculado até o momento, de que o suicídio tenha sido por conta do desafio.

 

O celular da vítima foi apreendido e passará por perícia. A carta deixada para a família também está com a polícia, que analisará o documento. A mãe ainda contou que a menina começou a fazer cortes no braço, há aproximadamente dois meses. Na carta, ela teria explicado que o suicídio seria por conta do jogo.

 

‘Desafio da Baleia Azul’

Ainda não se sabe ao certo onde o ‘jogo’ teria se iniciado. Porém, acredita-se que ele venha da Rússia. O desafio funciona da seguinte forma: o ‘curador’ (controlador do jogo) envia diariamente, por 50 dias, um desafio, sempre às 4h02 da madrugada, para um grupo de pessoas, sob a pena de serem expostas na rede.

 

Os jogadores, que estão sendo controlados, devem postar em suas redes sociais uma prova de que completou o desafio. Ao todo, são 50 tarefas, sendo que na última a pessoa precisa tirar a própria vida. No Youtube, diversos vlogers já ‘aderiram’ ao ‘Desafio da Baleia Azul’ e incentivaram seus seguidores fazê-lo.

 

PM identifica 2 grupos que incentivam jogo suicida “Baleia Azul”

Alerta aos pais: desafio suicida ‘Baleia Azul’ chega ao Brasil

 

Baleia Azul, o jogo suicida que preocupa o Brasil e o mundo







  • José Roberto Oliveira

    Quanta idiotice!!!

  • Alex Ribeiro

    Isso só demonstra o quanto essa juventude que está vindo é fraca mentalmente, a geração de idiotas.

    • Vinicius Milhouse

      e ninguém da sua geração morreu pulando de prédio depois de assistir super man?

    • josé Felipe

      Ai seu retardado o único idiota é você .. Ja procuro pesquisa como funciona o jogo seu burro ai você vai entender .. não precisa ofende todo mundo .. Realmente quem entra pra joga esse jogo não tem noção oque esses “Administradores do jogo ” Esses filhos do diabo vão fazer com a pessoa através do jogo ..

      • Luciano

        Quanto mais otarios melhor…. que continuem os jogos pra ter mais trouxas morrendo…

    • Alex Ribeiro

      Se vocês estiverem envolvidos com esse jogo considero vocês pior do que idiotas, são 2 vermes rastejando sem cérebro. Vou dar uma enxada para cada um de vocês brincarem de roçar um lote, isso sim é um jogo inteligente e digno pra vocês.

      • Leticia Sousa Nascimento

        Que babaca. Vai estudar seu
        ignorante. Vai pesquisar sobre doenças e transtornos mentais antes de sair defecando pela boca.

        • Qual fase do jogo você está?

        • Lídia Di Fabrizio

          Fici muito triste em ver como nossos jovens estão tão solitários e desprotegidos a ponto de pessoas ruins, sem coração de divertirem e manipularem suas mentese levando esses jovens à sofrimento extremo e chegar à morte.
          Não podemos chamar essas pessoas de idiotas e sim prestar mais atenção a elas e ver se debaixo do nosso teto tbm não está acontecendo a mesma coisa.

    • Anna Đaiio

      Idiota é vc…
      Vc não sabe pelo que uma pessoa passa durante o seu crescimento para que nessa fase da vida seja ”fraca mentalmente”
      E é exactamente por pessoas que nem vc, que há varias pessoas que suicidam-se
      Pq c/ certas acções,palavras elas pedem/imploram por ajuda e as pessoas só sabem julgar e dizer que é drama, que é mimimi

      E msmo depois de mortas ainda são alvo de chacota
      Não respeita os outros qd estão vivos, pq é que haveria de respeitar estando mortos!? -_-

      Que Deus retire de vc esse coração de pedra.

    • Sarah

      Cara não viaja, falam dá nossa geração mais a geração do século 19 se matava do nada por qualquer merda era motivo de morte, acho que isso tbm varia de pessoa para pessoa… Não julguem nossa geração, nem todos são assim.

    • Eduarda

      Concordo plenamente a juventude de hoje esta muito pior, a maioria dos jovens com a mente vazia… Interna os dementes e pronto.

    • Eduardo

      Você fala isso so porque pq a morte não caminha ao seu lado, a morte ela é surda muda e bela… Podemos ser nos suicidas “os grandes idiotas ” vc tem a alma forte, mas nossa alma esta tão suja que deus negou nossa própria luz, e so podemos botar um fim nisso tudo com suicídio… Então Just another suicide

    • Diego

      Pois é meu amigo, essa é geração que não vai reger o mundo futuramente, por que estaram tirando a própria vida, muita idiotice mesmo, consequência da ociosidade….

  • Larissa Alves

    Idiotas são vocês que não entendem possíveis transtornos psicológicos!!! O fato do app só é um facilitador que encoraja a pessoa a acabar com a dor devido sintomas psicóticos já prováveis da doença mental!!!

    • Alberto Santos

      PAra de falar merda

      • Alex Ribeiro

        Põem merda nisso.

    • alexandre f. dos santos

      Já tem problemas, ainda entram nessa merda de jogo, sabendo o propósito final… vão se fuder, né.

    • Sarah

      O jogo é totalmente controlador, as pessoas sabem o que pode acontecer, mas a curiosidade é bem maior.
      Muitas vezes as pessoas fazer por problemas piscicologicos entre outras coisas, aí varia de pessoa para pessoa.
      O jogo vem como convite e aborda a pessoa, ela quem sabe se aceita o desafio ou não aceita, sobre o jogo existe em várias sites…eles explicam cada fazer do jogo o que é bem pertubado.
      Mais em fim, acho que país em geral conversarem mais com seus filhos sobre as redes sociais e o que é proporcional para eles, mas digo conversa… Discussão em alto tom não leva a lugar nenhum.

  • Johnata Silva

    E o desafio de lavar a louça, casa etc…?

    • alexandre f. dos santos

      Engraçado que esse desafio os filhos não querem, né ? kkkkk

  • Anny Maia

    Por causa de IDIOTAS iguais a VOCÊS é que acontecem essas coisas! Essas “crianças” precisam de acolhimento e não de julgamento torpe! Esses transtornos psicológicos geralmente são causados justamente por elas não se encaixarem e não serem entendidas no ambiente em que vivem. Nojo de pessoas assim.

    • Sandro

      Acredito eu que não falamos de pessoas idiotas ou com deficiência mental mas sim de pessoas e de uma geração que esqueceu o propósito da vida e de seu criador e de uma tecnologia que vem distanciando o homem de Deus Deus é o caminho para todas as coisas sem ele tudo fica incerto e sem propósito

      • Tania Rodrigues Dos Santos

        Vamos fazer um desafio??? Amar a DEUS. acima de tudo. E alcaçaremos a vida eterna.

    • Luciano

      “Nao se encaixarem no ambiente em que vivem” na minha epoca se tratava com uma camaçada de pau; corta a internet desses alienados e poe trabalhar pra ver se continuam o jogo….

  • Murillo Ferreira

    A questão se enquadra quando um jogo desse é criado, também colocando em questão o psicológico da menina que poderia também estar afetado com alguns problemas ou na família, ou em casa, ou na escola, não acredito apenas no fato de ser somente o jogo o causador dessa influência. O jogo é criado sim mais só entra nele quem, mais uma esperança perdida. Nos tempos em que vivemos a única esperança são os jovens e olha oque acaba acontecendo. A minha pergunta é… Quantos jovens irão morrer para que todo esse jogo e “esquema” seja investigado e apurado da forma que deve ser? tenho certeza que semana que vem todos irão esquecer da menina e nada mais sera apurado.
    Tenho dó da família que vive isso sem ter apoio da justiça que ela mesma paga com impostos para defende-la.

    • Cleiri Maria Sousa

      Murillo, concordo contigo e acrescento que além dos problemas de autoestima, de questão de autoaceitaçao, de sentimentos confusos está também a questão da curiosidade. Este fato que alcançou o mundo todo é altamente preocupante e cabível de se fazer mobilizaçao no sentido de vigilancia dos seus filhos e no sentido de o que fazer com os adolescentes para acompanhá-los no seu desenvolvimento e crescimento.

  • Marcelo Rodrigues

    o povo que aceita o desafio já ia se matar do mesmo modo

  • Vou deixar o numero da minha conta bancaria, quem sabe depositem seus valores antes do desafio final da baleia azul.

    • Juliopc

      Melhor comentario kkkkkkkkkkkk

  • Fátima Santos

    Não entendi qual o prêmio desse jogo! Todos os jogos têm prêmios!

  • Gustavo Costa

    Não são desafios, se a pessoa entra é pq ela quer se suicidar mas não consegue então são 49 tarefas que vc tem que fazer para te dar coragem para fazer a 50 (se matar)

  • Ronie André

    alguem tem que inventar o desafio do tanque de lavar roupas… azul…da enxada azul…

  • Chislene Martins

    Chamar as pessoas de idiotas tudo bem concordo que esse tipo de palavreado só denigre a imagem das pessoas, mas “mentalmente fracas” sim está correto, os jovens hoje em dia tem dado muita importância ao que outros falam a seu respeito e por isso estão se submetendo a estes tipos de coisas, tirar a própria vida, uma dádiva que Deus nos dá por besteira, ignorar os pais e familiares se martirizar por coisas fúteis isso só demonstra a fraqueza! O jovens estão cegos, buscando um ideal inexistente e por isso que essa geração se encontra desta forma, em que um jogo fútil chama mais atenção do que está com a própria família! Tenho pena das pessoas que não sabe do que falam e querem da palpite.

    • Lucas

      Concordo plenamente em chamar de idiotas pessoas que se submetem a este tipo de coisa Chislene . Você ao menos sabe o significado de idiota ? (Significado de Idiota no Dicionário Online de Português. O que é idiota: s.m. e s.f. Ignorante; pessoa sem inteligência, discernimento ou bom senso. ) Exatamente o que são estas pessoas que entram em um jogo como este . E parece que tem muitos deles aqui ….Pois como bom idiota não percebe e não aceita que está errado .

  • Kelly Jacob

    Quem pensa em suicídio não deve ser incentivado a comete-lo e sim ajudado a sair dessa situação! Por que não inventam um jogo que propõem o contrário?! Ao invés de tirar a vida alheia!!!

  • Felipe Marzochi

    e o desafio de arrumar um emprego? Carpir um lote, assentar uma massa ?

    • Lara Caroline

      Esse ninguém quer né kkkkk

  • Edson Zanelato

    É triste, muito triste… mais deprimente que o próprio ato é o fato de que a vida tem tantos desafios e se escolhe esse. Desafio de viver, estudar, trabalhar, ter filhos e envelhecer… Que Deus conforte o coração da família e amigos.

  • carol

    Engraçado é que o proponente desse desafio não o realizou, pois se a prova final é o suicídio, como alguém propõe o desafio e diz tê-lo cumprido se ainda está vivo!

  • Clèa

    Essa juventude de hoje não sabem oque é problema ee fica arrumando pra cabeça eu passei por coisas que muitas pessoas passam todos os dias e nem por isso me tornei uma pessoa fraca mentalmente. vao trabalhar, estudar, sai dessa merda de Internet vai viver a vida de maneira mais saudável, geração fraca, pais fracos que não vigiam seus filhos não procuram saber quem sao seus amigos, oo que fazem. Nem com todos os pproblemas eu teria coragem de tirar a vida que o Senhor me deu.. Que consigam encontrar os responsáveis por esse jogo idiota e que possam impedir outros jovens de cometer essa loucura.

  • thiago

    As pessoas hoje em dia são birras de mais completamente influenciáveis principalmente os jovens que tem liberdad demais na verdad isso é culpa dos pais sim na época que eu era adolescente tinha que pedir pra fã ser tudo e olha que só tenho 32 anos mais hoje eles fãs em o que quer e os pais dão essa liberdade por isso morrem se viciam são presos vivem e morrem pela própria burrice e falta da instrução dos pais.

  • Não irei me identificar com um jogo desse como no s teriamos que fazer uma reunião com uma Baleia e colocar um animal que não faz mal a ninguém nesse jogo já e sacanagem quem foi o doente que inventou esse jogo .

  • Vânio Pressinatte

    Tenho 50 anos e, pelos comentários que li, vejo o quanto os “adultos” não estão preparados pera lidar com crianças e adolescentes, muito menos, muitas vezes, para serem pais. Não conseguem entender ou orientar os próprios filhos. Daí o motivo de vermos tantos comentários vazios, sem o mínimo de inteligência

  • fernando

    Meus queridos não importa nada disso oque importa que Deus Amo vocês não desista de suas vidas lute até o fim. Deus te Ama!!! que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre com vocês. Jesus se sacrificou na quela crus para te salvar creia nisso.

  • Ray

    Gente que loucura ! Que defasio descabido . Quanta inutilidade . Para isso que viemos ao mundo ? Para semearmos a destruição ? Conceitos errados, falta de amor ao próximo ? Que possamos aprender que a vida é um jogo sim e que as peças somos nós ! Nós temos que ter sabedoria e discernimento para agir !

  • adson elias

    Isso é muita falta de amor,carinho e massagem. Mulheres,chegay

  • adson elias

    Tem que ser muito viado para se sensibilizar com o grito da alma desses adolescentes infelizes.

    • Indio do Brasil Metzker.

      Destruíram a ideia de que existe um Deus. Destruíram a ideia de que precisamos deste Deus. Destruíram a família, e a necessidade da família. Casamentos destruídos por qualquer motivo e os filhos que se virem. A maioria criados por creches, parentes próximos ou orfanatos. Filhos mal educados porque as leis proíbem educar, e filhos vadios porque as leis proíbem ensinar a trabalhar.
      Dizia minha mãe, mente desocupada, oficina do diabo. É VERDADE.

  • Leontino

    Acho que é falta de uma familia equilibrada e quque tenha Deus em primeiro lugar no lar e valorizar os filhos que temos.

  • Márcio Dos Santos Pereira

    Realmente, depois de 45 anos de existência, chego a conclusão que o trabalho, estudo, a vontade de fazer alguma coisa realmente útil e principalmente amar a sua própria vida, desvirtua para essas bobagens e fraquezas que ocorrem por ai, que sirva de exemplo para quem tem um pouquinho de noção de realidade sobre o sentido da vida…

  • suélen Caribé

    Eu acho que isso não seja totalmente um jogo,mas sim uma forma de incentivar psicologicamente adolescentes a cometer suicídio,pois se for fazer uma pesquisa a taxa de adolescentes depressivos é muito grande ,então com esse ‘jogo’ no decorrer dele ,os adolescentes que participa vão criando ‘coragem’ de cometer o suicídio pois foi uma série de coisas que veio de uma certa forma incentivando.

    • Dayvson

      Estou de pleno acordo Suélen e isso me deixa muito triste porque eu mesmo nunca fui de ter amigos nem nada sempre excluído mais sempre procurei me conscientizar de que um dia eu teria amigos e amigas mais tudo no seu devido tempo…

  • Mano os caras so queriam um pezinho pra morrer dai arrumaram uma baleia logo.

  • Dayvson

    O que a falta de dialogo pode levar a certos transtornos mentais e até mesmo o que outros colegas ao invés de criar vínculo de amizade acha melhor zombar, brigar, se desfazer do colega. Esse jogo tem um lado que me deixa perplexo que é como as pessoas conseguem acesso a ele? Pois esse jogo tem como base fazer com que pessoas que se sintam excluídas sejam reparadas, vistas e lembradas por atos e feitos que não vai deixar elas vivas, o mundo de falta de compreensão e diálogo é isso……….Triste por tais acontecimentos.

  • Mari

    A verdade é que esses jovens não se lembram de Deus!! Peçam a ajuda Virgem Maria através da oração para que desça a luz do Espírito Santo sobre cada um de vocês!! Porque o demônio é que atormenta a mente !! Participem da vida da igreja buscando ajuda através de grupo de jovens….. Se ocupem de coisas boas principalmente espiritualidade. Um conselho de alguém que só quer ajudar porque também tenho duas filhas adolescentes!!

  • Vagner

    Falta de atividade Recreativa… Muito tempo na frente do computador, tablets, celular, videogame, sem horário pré estabelecido e sem limites… Dá nisso!! Coloca essa mulecada pra jogar bola, andar de bike… A meninada de hoje nem sai das fraldas e acha que sabem mais do quem viveu 40 ou 50 anos, daí entram num conflito de gerações e ficam deprimidos… esse é um dos grandes problemas!!!!

  • Aqui nois brinca de trator verde ou azul vc tem a missão de trabalhar 365 dias por ano e no final tentar sobreviver com um pouco q lhe resta e o dever de alimentar o mundo e sendo abusado pelo governo diariamente querem participar?

  • Judith Nascimento

    Falta de Deus! Fato!
    O mundo está muito doente por falta de Deus, e está beirando o fim!

  • pessoa

    eu acho que as crianças e adolecentes de hoje devem brincar se divertir e não ficar na internet jogando essas porcarias de jogo que levam a morte, as vezes a pessoa ta tão feliz com a familia se divertindo e vai jogar isso e perde a vida…. quanta gente que tem um futuro lindo e brilhante pela frente , não jogue jogos desse tipo, vc é especial pra sua familia não pro di*@o , todos te amam não estrague sua vida jovem Deus te ama

  • Sivaldo

    Tudo isso é falta de Deus no coracao!

  • Amanda Inacio

    gente esse jogo primeiro desafio e pegar agilete e desenhar uma baleia azul no braço
    e o ultimo e se matar e se vc n se matar eles vem te matar numca joguem esse jogo deus esta com vc em todo lugar

  • cidinha marsal

    Percebem,, que a maioria dos jovens se preocupam com o modismo. Claro que eles querem se mostrar diferentes e aderem a modas que nem eles mesmo sabem o significado, e muitas vezes não tem volta. Isso já aconteceu com movimentos contra gays, com ataques terroristas e agora essa loucura de Baleia azul..Modismo e falta de ocupar a mente com projetos de vida. Falta Religião, estrutura e principalmente inteligência emocional. Muitos jovens ( trabalho com centenas em palestras pelo Brasil) só buscam estar em grupos para serem aceitos e pagam o preço que for.

  • Elidae Marcelo

    Eu acho q essas pessoas q estão comentando q os adolescentes precisam de um tanque de lavar roupas, lavar louça, etc.. São insensíveis, ignorantes. Esses adolescentes entram no jogo pq provavelmente já tem algum problema, e se os pais não notaram cortes no corpo que está ali na cara deles, quem dirá perceber oq seu filho está passando, sentindo?? Falta diálogo, entendimento! Não é só por um filho no mundo e o mundo se encarrega do resto! É muito triste ver os jovens fazendo isso.

  • Henrique Santos II

    Alguém um dia disse que chegaria o dia que a tecnologia ultrapassaria a interação humana, e então haveria uma geração de idiotas..

    Se não me engano foi albert einstein