EDUCAÇÃO
Com ambiente dinâmico, cursos de Contabilidade atraem estudantes
Publicado em 16/02/2017 às 14:14 | CONVERSION
+ -




O bacharel em Ciências Contábeis atua em um ambiente instável, já que está atrelado ao quadro econômico e às tendências de mercado do país e do mundo. Com isso, é preciso ter uma formação sólida em um curso que ofereça estrutura e bons docentes. Assim, ficará mais fácil enfrentar todo o dinamismo da área contábil.

A faculdade de Contabilidade tem o objetivo de formar profissionais que saibam ser estratégicos, organizados para planejar todo o trabalho de diversas áreas e capazes de planejar, coordenar e manter o controle de uma empresa. Geralmente, quem trabalha nessa área é responsável por gerenciar equipes de trabalho de forma eficiente.

A concorrência no ramo contábil é muito grande, sendo que conquistar e manter um cliente se torna cada vez mais difícil. Dessa forma, os escritórios contratam apenas os profissionais mais qualificados para exercer o comando ou fazer parte da equipe.

O que faz um profissional da Contabilidade?

O contabilista de um escritório será o responsável por manter atualizados todos os relatórios dos clientes, com dados concretos para que os gestores possam tomar as rédeas de sua empresa de forma segura. Pode trabalhar para o setor público e privado em diferentes funções, como auditor fiscal, assessoria, perícia, dentre outras.

A área da Contabilidade está atrelada ao setor da informação; com isso, esses profissionais passam a trabalhar no setor de auditoria. Além disso, nos últimos anos, tem aumentado a demanda para consultorias. Esse campo se torna interessante, tanto para o profissional da área de Contabilidade quanto para quem precisa dos serviços, visto que o governo realiza muitas mudanças na gestão fiscal e tributária, seja no estado ou no país.

Diante disso, o empreendedor ou empresário precisa ter um consultor contábil para responder suas principais dúvidas.

Perfil do futuro contabilista

O profissional precisa ser muito antenado para ter sucesso na área, com cursos de capacitação e reciclagem que garantem total desembaraço para realizar suas atividades como consultor contábil. Assuntos como a retomada da economia no Brasil, a queda da inflação (mesmo que ainda mínima) e o e-Social precisam estar na ordem do dia e serem levados em consideração pelo contabilista para tomar decisões frente aos seus clientes.

O bacharel precisa fornecer informações relevantes acerca dos assuntos tributários e financeiros, mas também prestar atenção no setor de Recursos Humanos da empresa. As perícias contábeis e auditorias são exercidas de forma exclusiva pelo profissional da Contabilidade. Para exercer o trabalho, é preciso ter registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).